A missão Artemis I é a primeira do programa lunar “Artemis” da NASA, que deve pousar astronautas da agência na Lua com a terceira missão em 2025. A primeira caminhada espacial do programa lunar “Artemis” da NASA está prevista para 2025. Artemis 2, da mesma forma, seria uma missão circum orbital, muito parecida com a Apollo 8, que orbitaria ao redor da Lua e retornaria para casa. Artemis II também é a primeira missão tripulada à Lua desde os dias da Apollo, mas os astronautas a bordo não vão realmente pousar na Lua — eles simplesmente orbitarão por um pouco e depois voarão de volta à Terra. Artemis II, se for adiante, seria uma missão bem mais curta, com duração de 10 dias, e levando até quatro tripulantes.
Após o voo, chamado Artemis 1, Artemis 2 levaria a tripulação à Lua para um sobrevoo, entraria em órbita ao redor da Lua e voaria de volta após oito ou 10 dias. A missão Artemis 1 de 42 dias verificará a espaçonave Orion, a cápsula que orbitará a lua e um dia transportará um tripulante humano para lá. Se tudo correr bem no Artemis 1, a NASA se voltará para o Artemis II, o primeiro voo da combinação SLS/Orion com uma tripulação a bordo. Se a missão Artemis III for bem-sucedida, a NASA planeja enviar regularmente tripulações à Lua.
O objetivo final é fazer com que a NASA aterrisse a primeira mulher na Lua na missão Artemis III, que ainda está sendo trabalhada. Se às duas missões anteriores da agência de seu Programa Artemis Moon-to-Mars forem bem-sucedidas, a NASA está mirando astronautas de pouso na Lua novamente, incluindo a primeira mulher na superfície da Lua, já em 2025, embora muitos especialistas pensem que essa linha do tempo é provável. Caiu por vários anos. O programa Artemis está, em última análise, buscando construir uma base lunar de longo prazo como um trampolim para uma viagem ainda mais ambiciosa para os astronautas a Marte, uma meta que as autoridades da NASA dizem estar provavelmente pelo menos até o final da década de 2030. Esta missão, chamada Artemis 1, é a primeira das três missões planejadas pela NASA no âmbito do programa Artemis, que terminaria em 2025 com astronautas andando na Lua pela primeira vez em 50 anos, e incluindo as primeiras mulheres e pessoas de cor a faça isso.
Com lançamento programado para o final de 2022, será o voo espacial tripulado inovador do Programa Artemis, levando os humanos mais longe no espaço do que nunca. Sua missão Artemis I marcará o início de uma série complicada de voos espaciais que podem enviar humanos de volta à superfície lunar — e ao longo da rota tortuosa para Marte — pela primeira vez desde a última missão Apollo, em 1972. A missão Artemis I da NASA enviará um novo tipo de espaçonave — projetado eventualmente para transportar astronautas em missões no espaço — em uma viagem de seis semanas ao redor da lua e de volta à Terra. A agência espacial dos EUA enviará o módulo não tripulado Orion para orbitar ao redor da lua na missão Artemis 1.
Ele coletará dados críticos antes da próxima fase da viagem à Lua — o lançamento tripulado do módulo não tripulado Orion para orbitar a Lua, seguido pelo primeiro pouso humano na Lua desde 1972. Sua missão, Artemis I, é o primeiro voo do Sistema de Lançamento Espacial da NASA (SLS), a primeira vez que uma cápsula da tripulação Orion sentirá o puxão da gravidade da Terra, e a primeira vez que um escudo térmico de naves espaciais suportará o mergulho ardente através da atmosfera do planeta. Embora a missão Artemis I não leve astronautas ou aterrisse na Lua, a missão é crucial para mostrar que os monstruosos foguetes e cápsulas do espaço profundo da NASA podem cumprir suas capacidades prometidas. A viagem ao redor da lua lançaria uma fase de exploração espacial onde diversas tripulações de astronautas pousam em áreas anteriormente inexploradas da lua, eventualmente levando missões tripuladas a Marte.
Se a missão Artemis na Lua for bem-sucedida, a NASA tem ambições de lançar missões tripuladas adicionais anualmente até 2030. Artemis 2, programada para lançamento vários anos depois, levaria astronautas. Se esse voo for bem, a NASA avançará com planos de enviar quatro astronautas reais no final de 2024, em uma trajetória circular de retorno livre ao redor da Lua, seguida por uma missão para pousar dois astronautas perto do polo sul da Lua já em 2025. Esse vôo dependerá na maioria do financiamento contínuo do Congresso, desenvolvimento de novos trajes espaciais para quatro astronautas reais e avanços no Centro Espacial Kennedy para projetar um módulo lunar baseado em seu futuro foguete Starship, que ainda não foi lançado no espaço.
A NASA concedeu um contrato de US$ 2,9 bilhões à SpaceX no ano passado para desenvolver uma versão específica lunar de seu outro foguete monstro, que seria usado como o módulo lunar tripulado na missão Artemis III. O Programa Lua Nova da NASA é apenas o começo da Iniciativa Lua a Marte da NASA. Além disso, o programa de novas luas da NASA estabeleceria a primeira presença humana permanente na Lua, colocando uma estação em órbita e construindo um acampamento base na superfície da Lua. Finalmente, o teste resultará em uma viagem à lua superfície, onde Artemis 3 – em algum momento da metade da década — se encontrará com a SpaceX Starship e transportará a tripulação para a SpaceXs Starship.
Esses dois campos concorrentes se fundiram em abril de 2021, quando a NASA anunciou que os primeiros astronautas Moonwalking no programa Artemis — pelo menos uma será a primeira mulher a andar na Lua — serão lançados da Terra na cápsula Orion em cima de um SLS foguete, mas eles estarão usando o SpaceX Starship em desenvolvimento como seu Moon Lander.
#moonwalking astronauts #first moonwalking #moon lander #space exploration #mars initiative #nasas moon #nasas artemis #space missions #spacex starship #mars program #crewed moon #agency astronauts #space launch #moon trip #moon program
Recursos Citados
- https://www.reuters.com/lifestyle/science/nasas-mega-moon-rocket-ready-liftoff-eve-debut-artemis-mission-2022-08-28/
- https://www.smithsonianmag.com/science-nature/what-you-need-to-know-about-nasas-artemis-i-launch-180980654/
- https://www.rmg.co.uk/stories/topics/nasa-moon-mission-artemis-program-launch-date
- https://www.cbsnews.com/news/artemis-launch-moon-sls-rocket-mission-maiden-flight/
- https://www.cnbc.com/2022/08/27/nasas-artemis-1-mission-what-you-should-know-about-sls-orion.html
- https://www.scientificamerican.com/article/nasa-rsquo-s-artemis-i-moon-mission-is-lsquo-go-rsquo-for-launch/
- https://theconversation.com/nasas-artemis-1-mission-to-the-moon-sets-the-stage-for-routine-space-exploration-beyond-earths-orbit-heres-what-to-expect-and-why-its-important-189447
- https://www.nytimes.com/interactive/2022/08/27/science/nasa-moon-artemis-launch.html
- https://www.pbs.org/newshour/science/watch-live-nasas-moon-bound-artemis-1-mission-to-launch-new-era-of-exploration
- https://www.euronews.com/next/2022/08/28/artemis-1-everything-you-need-to-know-about-nasas-first-moon-mission-launch-in-50-years
- https://www.livescience.com/artemis-moon-mission-nasa-lessons
- https://www.theverge.com/23321544/nasa-artemis-sls-orion-explained
- https://www.cnn.com/2022/08/29/world/nasa-artemis-1-launch-scn/index.html