
Qual é o seu sentimento? Existe uma diferença entre sentir-se culpado e sentir-se arrependido, você consegue identificar a diferença?
Por exemplo: você comeu biscoitos demais e seu corpo fica mal. A culpa soaria como “ugh! “Por que você comeu isso? Você não tem autocontrole! Por que você não pode comer saudável? Está sendo tão ruim! Que desperdício de calorias!”
E ainda que na maioria das vezes é alimentado por regras alimentares e vergonha – que repetidas vezes podem resultar em “esqueça! Eu já fiz tudo errado mesmo, então posso muito bem comer o sorvete que eu estava querendo e começar de novo amanhã”.
No entanto, quando você é capaz de separar a experiência de comer de seu próprio valor, há espaço para sentir arrependimento – que é basicamente desejar não ter comido tantos biscoitos porque você não gosta que seu corpo se sinta mal assim e deseja que seu corpo se sentisse bem.
Já o arrependimento soaria assim: “cara, aqueles biscoitos não deixaram meu corpo se sentindo bem. Eu gostaria de ter parado quando estivesse satisfeito, sendo assim meu corpo se sentiria muito melhor do que está agora e eu teria mais energia!”, isso deixa espaço para explorar e perguntar o que o levou a comer dessa forma e aprender com a experiência: “O que eu acho que me fez querer comer assim? O que eu faria da próxima vez se fosse confrontado com a mesma situação?”
Você é capaz de sentir o desconforto e permitir que ele passe enquanto aprende com ele? Você consegue continuar vivendo sua vida?
Hoje é tão bom praticar a diferenciação entre culpa e arrependimento. Deixe a culpa para lá se você acabar comendo algo que não deveria ou em uma quantidade que não deveria. Tudo bem. Cada experiência alimentar é uma experiência de aprendizagem!
Estou torcendo por você sempre. Eu adoraria ouvir de você. Isso foi útil? Isso te ensinou algo novo?