Ana Paula Ornelas é nutricionista

Qual é o seu sentimento? Existe uma diferença entre sentir-se culpado e sentir-se arrependido, você consegue identificar a diferença?

Por exemplo: você comeu biscoitos demais e seu corpo fica mal. A culpa soaria como “ugh! “Por que você comeu isso? Você não tem autocontrole! Por que você não pode comer saudável? Está sendo tão ruim! Que desperdício de calorias!”

E ainda que na maioria das vezes é alimentado por regras alimentares e vergonha – que repetidas vezes podem resultar em “esqueça! Eu já fiz tudo errado mesmo, então posso muito bem comer o sorvete que eu estava querendo e começar de novo amanhã”.

No entanto, quando você é capaz de separar a experiência de comer de seu próprio valor, há espaço para sentir arrependimento – que é basicamente desejar não ter comido tantos biscoitos porque você não gosta que seu corpo se sinta mal assim e deseja que seu corpo se sentisse bem. 

Já o arrependimento soaria assim: “cara, aqueles biscoitos não deixaram meu corpo se sentindo bem. Eu gostaria de ter parado quando estivesse satisfeito, sendo assim meu corpo se sentiria muito melhor do que está agora e eu teria mais energia!”, isso deixa espaço para explorar e perguntar o que o levou a comer dessa forma e aprender com a experiência: “O que eu acho que me fez querer comer assim? O que eu faria da próxima vez se fosse confrontado com a mesma situação?”

Você é capaz de sentir o desconforto e permitir que ele passe enquanto aprende com ele? Você consegue continuar vivendo sua vida?

Hoje é tão bom praticar a diferenciação entre culpa e arrependimento. Deixe a culpa para lá se você acabar comendo algo que não deveria ou em uma quantidade que não deveria. Tudo bem. Cada experiência alimentar é uma experiência de aprendizagem!

Estou torcendo por você sempre. Eu adoraria ouvir de você. Isso foi útil? Isso te ensinou algo novo?

Ana Paula Ornelas

By Ana Paula Ornelas

Ana Paula Ornelas é nutricionista e dirige o APO Nutrition and Health Center, que é afiliada a American Dietetic Association. Contato: 978.538-1313. Instagram: @aponutritionhealth *Este texto não reflete, necessariamente, a opinião de A Notícia USA

Leave a Reply

Your email address will not be published.