Lembro-me de uma vez, uma paciente relatando que passou o dia com uma maçã, que havia comido. Ela ficou pensando em comida o dia inteiro, mas estava orgulhosa de sua ‘força de vontade’. Fiquei imaginando o quão ‘forte’ ela foi para não ceder à fome.

Bem, em primeiro lugar, disse a ela que se esse hábito se repetisse com frequência poderia evoluir para um perigoso transtorno alimentar.

Em segundo lugar, e o que é mais preocupante, é que nossa cultura realmente incentiva esse tipo de comportamento. Como? Através dos muitos supressores de apetite e chás ‘skinny’ desintoxicantes disponíveis no mercado, e a mensagem é: aplausos para aqueles que resistem à vontade de comer e se você tiver força de vontade suficiente para manter-se sem comer, obterá admiração, mas isso é insano. 

É como dizer: “prenda sua respiração por algum tempo (e não respire o ar de que precisa para viver), e você terá meu aplauso, será incrível e merece uma medalha”. Mas isto para mim é loucura, certo? Bem, a fome é tão normal quanto a necessidade de respirar. Concorda? 

A fome é o sinal que seu corpo dá quando o açúcar no sangue está baixo, enviando a mensagem de que você precisa procurar comida para aumentar o armazenamento de energia para que ela possa ser usada para que seu corpo continue funcionando. Se não sentíssemos fome não procuraríamos comida e sem comida não teríamos a energia que o corpo precisa para viver.

Portanto, vamos parar de demonizar uma necessidade perfeitamente normal e deixar que as pessoas desfrutem de sua comida de cada dia.

Contudo, você pode estar se perguntando: “bem, como vou saber se o que eu realmente sinto é fome? E se eu quiser algo por que é gostoso, não porque estou com fome? E se eu não souber reconhecer a fome e ficar confuso?”

Este é meu trabalho, que é ensinar você reconhecer o que é fome e o que não é fome, através de uma educação nutricional que fará com que seu corpo fique igual um relógio e então será muito fácil reconhecer e honrar a fome e diferenciar a compulsão. E por falar nisso, você já ignorou sua fome hoje?

Ana Paula Ornelas

By Ana Paula Ornelas

Ana Paula Ornelas é nutricionista e dirige o APO Nutrition and Health Center, que é afiliada a American Dietetic Association. Contato: 978.538-1313. Instagram: @aponutritionhealth *Este texto não reflete, necessariamente, a opinião de A Notícia USA

Leave a Reply

Your email address will not be published.