Uma das grandes dificuldades dos brasileiros que moram nos Estados Unidos e que não podem ir ao Brasil, é ter alguém de confiança para resolver problemas judiciais, legais, de contratos e de aposentadoria, já que muita gente tem o direito e já pode se aposentar, ou mesmo de quem os possa representar diante de repartições públicas.

Job Muniz é advogado no Brasil e funcionário aposentado da Receita Federal

O ex-auditor fiscal da Receita Federal por mais de 20 anos e advogado Job Muniz tem ajudado muitos brasileiros a resolver seus problemas no Brasil. Job ingressou no Serviço Público Federal em 1984 como Auditor Fiscal do Departamento do Trabalho e depois de prestar um novo concurso público federal, foi ser servidor na Receita Federal em 1993.

Job é advogado e pós-graduado em Ciências Atuariais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e sua especialidade no direito é assuntos tributários.

“Depois de me aposentar em 2017, resolvi migrar para os Estados Unidos, já que meus filhos e netos moram aqui há mais de 20 anos”, diz Job Muniz que mora na região de Boston, Massachusetts.

A reportagem de A Notícia USA, ouviu de Job Muniz acerca do seu trabalho e serviços.

Quais são os tipos de serviços prestados para a comunidade brasileira com relação ao Brasil?
Todos os serviços relativos a acompanhamento de aposentadorias; regularização de situações pendentes junto a Receita Federal do Brasil, certidões junto a Polícia Federal, instituições de crédito, atualização de situação eleitoral; assistência e acompanhamento de escritura e de documentos relativos a compra e venda de imóveis, análise de contratos de compra e venda de imóveis, contratos de locação, entre outros serviços legais. Esclarecendo mais uma vez que todos esses trabalhos são relativos a assuntos pendentes no Brasil, onde atuo e sou parceiro de um escritório de advocacia. 

Sobre aposentadoria; qual é a idade do homem, da idade da mulher e como se dá o processo?
Muitos brasileiros migraram para os Estados Unidos já tendo exercido no Brasil atividade remunerada. Por essas atividades remuneradas, as quais foram objeto de recolhimentos previdenciários, ou seja, contribuição ao INSS – Instituto Nacional de Seguro Social, equivalente aqui nos Estados Unidos ao Social Security. O tempo trabalhado no Brasil pode ser resgatado e em alguns casos até considerado para aposentadoria nos Estados Unidos. A Reforma da Previdência está em vigor desde o dia 13/11/2019. Para alguns segurados que já estavam perto de se aposentar, a nova lei previdenciária instituiu algumas Regras de Transição.

Aposentadoria por idade
Pelas regras atuais, não incluindo as regras de transição, têm direito à aposentadoria os homens que completarem 65 anos e tenham, no mínimo, 15 anos (180 meses) de tempo de contribuição, enquanto para mulheres a idade mínima é de 61 anos e seis meses de idade, com o tempo mínimo de contribuição sendo o mesmo. Em 2023, a idade mínima será de 62 anos para mulheres. É bom lembrar que cada caso tem sua particularidade, outras regras existem, entretanto, precisam ser analisadas por um profissional da área.

“Tenho resolvido situações de contribuintes da Receita Federal do Brasil com problemas no imposto de renda, cujas pendências foram totalmente solucionadas. Também representei pessoas que tiveram sua inscrição resgatada na Previdência Social e já estão se preparando para receberam suas aposentadorias, após decorrido o tempo necessário”, afirma Job que atua em todo o território brasileiro e dá orientação e suporte para que o brasileiro que mora nos Estados Unidos obtenha um certificado digital  que permite a assinatura digital em atos cartoriais, escrituras de compra e vendas de imóveis mesmo morando no exterior.

Prestação de serviço
Job Muniz
Assessoria tributária, previdenciária e legal
Telefone USA: 781.408-7474
Telefone Brasil: +55 15 991-11-1145 – WhatsApp
E-mail: job.muniz@gmail.com

Nota do Editor: reportagem informativa e de prestação de serviço.

Foto da capa: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *