O Centro Educacional Brasileiro (CEBRAS) informa que a escolinha de Português de Worcester abre inscrições para novos alunos. As aulas começam no dia 2 de outubro, de acordo com Alice Sallese, fundadora e diretora da escolinha. Tudo começou com a preocupação de Alice com a filha mais velha que tinha problemas com a fala, além do fato de ser casada com um americano, Alice que mora nos Estados Unidos há 22 anos e é formada em Magistério e Contabilidade e por três anos cursou Psicologia Infantil na Universidade Estadual de Maringá, PR, lecionou por quatro anos com crianças de seis a dez anos, queria muito ensinar português para suas duas filhas e daí surgiu a iniciativa de fundar a Escolinha de Português de Worcester para crianças de 6 a 12 anos. 

Alice Sallese, começou ensinando português para as filhas e fundou a Escolinha em Worcester

“Quando minha filha estava com oito anos de idade, já falando o inglês perfeitamente, comecei a me preocupar com o português dela, pois sendo brasileira é importante para mim que minhas duas filhas conheçam nossa língua, tradições, cultura e ter contato com familiares no Brasil. Vendo que ela estava na idade para ser alfabetizada, comecei a procurar uma escolinha de português e não achei nada. Então fiquei na esperança de que alguma escolinha abrisse por perto. Quase um ano se passou e nada aconteceu e eu preocupada com a idade dela passando. Então uma voz interna me dizia: ‘você pode Alice’ e eu imediatamente pensava ‘posso, mas não quero’. E assim foi por mais ou menos um ano”, diz Alice. “Resolvi  alfabetizá-la em casa. Começamos com o abecedário e ela aprendeu rapidamente. Fui para a parte de soletrar, juntar as sílabas e escrevi: MA-CA-CO e ela leu duas vezes pausadas, sílaba por sílaba e então falei para ela ler tudo junto e rápido, ela leu MACACO. Quando ela conectou a palavra do português com o inglês, ela me olhou com o olhar mais precioso do mundo, seu sorriso doce e meigo e me falou: ‘mamãe macaco is monkey!’ Vendo ela maravilhada com a descoberta do quanto é  fabuloso aprender outra língua, na hora Deus tocou meu coração. Me senti egoísta em poder ensinar outras crianças e estar com receio. Fechei o caderno, olhei para ela e falei: ‘Por sua causa, pela sua alegria conectando línguas – eu vou também ensinar outras crianças!”, prossegue.

Alunos de uma turma anterior

“Depois de dois meses me lembrei da promessa feita a ela e então comecei a ver o que precisava para que isso acontecesse. Montei um plano e precisava de tudo – lugar, material didático, professores, horário, enfim, tudo. Quando se faz com o coração, Deus toma a frente. Deus foi me enviando o lugar certo, às pessoas certas e tudo foi se encaixando. Entrei em contato com o Setor  da Educação do Consulado-Geral do Brasil em Boston e sanaram com muita atenção e carinho as minhas dúvidas. Professoras do núcleo anterior de Worcester me procuraram e fizeram parte da ESCOLINHA no nosso primeiro ano e trouxeram experiências, livros didáticos doados pelo Consulado etc. Tudo se encaixou. Foi fantástico!”, afirma.

Este é o quinto ano escolar e as aulas do ano letivo começam em 2 de outubro de 2021 e encerram em 28 de maio de 2022. As aulas foram iniciadas com duas salas de aula e a partir do segundo ano, a procura por vagas aumentou e a CEBRAS passou a ter três níveis que conta com grupos de oito a 12 alunos por sala. A coordenação da Escolinha pede uma contribuição de U$ 18 pelo período de duas horas de aula.

Eliana Moisés é a mais antiga professora da CEBRAS

Do grupo de professoras, Eliana Moisés é a mais antiga do CEBRAS. Ela é professora da escolinha de Português há três anos e de acordo com Alice Salles, “é uma pessoa muito disciplinada, carinhosa com as crianças. Trabalha duro e é muito persistente. Nesses três anos não teve nenhuma falta na sala de aula. Esteve sempre presente. Tivemos muitos momentos mágicos na escolinha, ela sempre me chama na sala quando vê que uma criança está se desenvolvendo, começando a aprender nosso mundo mágico – nossa língua portuguesa. Eliana é carismática e merece um troféu pela competência e amor no que faz. Obrigada por estar conosco nessa jornada”, diz.

 

Prestação de serviço
Centro Educacional Brasileiro (CEBRAS)
Escolinha de Português de Worcester
Alice Sallese – diretora e coordenadora
774.275-1286
81 Plantation Street
Worcester, MA – 01604

Jehozadak Pereira

By Jehozadak Pereira

Jehozadak Pereira, é jornalista profissional especializado em jornalismo comunitário e produção de conteúdo informativo e de utilidade pública. É ganhador de inúmeros prêmios e reconhecimentos pela qualidade do seu trabalho comunitário e voluntário. É o editor-chefe e principal articulista do A Notícia USA.

Leave a Reply

Your email address will not be published.