Sábado, 2 de abril é o Dia Mundial da Conscientização do Autismo ou o Dia Mundial do Autismo, data que tem por finalidade conscientizar a população mundial sobre o autismo, que é um transtorno no desenvolvimento cerebral que afeta uma em cada 54 crianças nascidas nos Estados Unidos – no mundo o autismo afeta uma em cada 160 crianças, os dados são de 2020. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em dezembro de 2007.

Fernanda Rocha com o marido e os filhos Raphael e Lucas

Para falar sobre o assunto nesta primeira reportagem sobre o autismo e responder sobre grupo ‘O Dom Especial de Ser Mãe”, a reportagem de A Notícia USA, entrevistou Fernanda Rocha, mãe de Lucas, 15 anos e Raphael, 14 anos – ambos especiais, fundadora do grupo em novembro de 2010. Desde então, Fernanda Rocha vem desenvolvendo um importante e destacado trabalho com outros pais de crianças especiais, com orientação, suporte e ajuda.    

Qual é a finalidade do grupo?
O grupo de suporte “O Dom Especial de Ser Mãe” tem a finalidade de prover apoio para pais de crianças com necessidades especiais. O grupo têm encontros mensais, geralmente nas últimas sextas-feiras de cada mês. Durante esses encontros são discutidas questões relevantes à criança com necessidades especiais e suas famílias. Nas reuniões, discutimos opções de serviços disponíveis na comunidade, terapias que ajudam no desenvolvimento da criança, conhecimento da lei de necessidades especiais em Massachusetts e informação e educação referente a acomodações escolares e suporte social.
Qual é o tipo de ajuda que é oferecido para pais de crianças especiais?
Os pais de crianças com necessidades especiais ficam conectados com uma rede de suporte e apoio onde são esclarecidas dúvidas relacionadas ao desenvolvimento infantil, educação sobre leis escolares e encontros sociais  para que os pais possam formar novas amizades com outros pais que passam pelas mesmas experiências e assim ampliarem a rede de apoio. 
Quem são as diretoras do Grupo?
Fernanda Rocha é a mãe fundadora e responsável pelo grupo de suporte. Fernanda idealizou esse projeto há mais de dez anos atrás e desde então vem realizando trabalhos nessa área. Fernanda Covert é psicóloga, mãe voluntária no grupo e diretora geral do grupo de pais. Fernanda facilita a reunião mensal do grupo e fornece suporte emocional para as famílias através do seguro Masshealth. 
O Grupo provê serviço de advocate?
O Grupo vem desenvolvendo um trabalho social em grupo e individual, onde oferece serviços de informação e advocacia para pais, os serviços oferecidos no grupo são serviços comunitários e que visam um aprimoramento da educação e informação de pais. 

Grupo de pais de crianças especiais

O atendimento é somente em Massachusetts?
O grupo começou em Massachusetts, com reuniões presenciais. Porém, durante a pandemia no começo do ano de 2020, o grupo começou a fazer os encontros remotamente e com isso teve uma expansão geograficamente maior, podendo prover atendimentos nos Estados Unidos. 
Os serviços do Grupo são gratuitos?
A participação no grupo de suporte mensal e também o adicionamento no chat oficial são serviços gratuitos. Assessoria individual com a Fernanda Rocha são serviços exclusivos e particulares.
Qual é a sua mensagem para pais de crianças especiais e como eles podem ser ajudados. 
“As crianças que vão receber mais serviços e suportes, são crianças de pais mais bem informados”. A importância de estar conectados em um grupo de suporte como o “Dom especial de ser mãe” ou o meu canal do YouTube “uma jornada de uma mãe especial” são iniciativas para ajudar a disseminar informações úteis que vão ajudar as crianças e suas famílias a terem suporte, apoio e contribuir com a conscientização do autismo. Lembre-se que, cada indivíduo com autismo, é um indivíduo com autismo e no meu canal eu divido a minha jornada até aqui com os meus dois filhos e compartilho com vocês tudo que eu aprendi. No meu canal, dou dicas valiosas e criativas de atividades sociais, lazer e desenvolvimento, sempre abordando o tema de uma forma educativa, dividindo palavras de conforto e encorajamento.

Fernanda Rocha e o grupo ‘O Dom Especial de Ser Mãe’, mantem um canal no YouTube, Facebook, mais uma página no Facebook, Instagram e o blog pessoal de Fernanda Rocha. As fotos da carreata de 2021 do Autism Awareness Motorcade estão disponíveis. Para contatar Fernanda Rocha, envie um e-mail para fernandaeducationalconsultant@gmail.com.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *