Morreu na tarde da quinta-feira, 17, em Boston, Massachusetts, Nilcea Pereira Franco Melo, 65 anos, uma das mais antigas funcionárias do Consulado-Geral do Brasil em Boston. Nilcea chegou aos Estados Unidos em 1989, e durante dez anos trabalhou na Adams Travel, em Somerville, onde foi gerente. Posteriormente trabalhou no check in da American Airlines no Logan Airport e em 2005 foi aprovada no processo seletivo para trabalhar no Consulado-Geral do Brasil em Boston e desde então foi secretaria todos os diplomatas que ocuparam o cargo de cônsul-geral.

Nilcea Franco ao receber a Ordem do Rio Branco em 2019

Por causa da sua afetividade, eficiência e simpatia, Nilcea destacou-se tornando-se uma das pessoas mais queridas e estimadas na comunidade brasileira em Massachusetts, inclusive por seus colegas de trabalho. Em setembro de 2019, Nilcea Franco foi condecorada com a Medalha da Ordem de Rio Branco. A condecoração outorgada pelo governo brasileiro através do Ministério das Relações Exteriores foi entregue pelo embaixador Benedicto Fonseca Filho, Cônsul-Geral do Brasil em Boston em uma cerimônia especial.

Nilcea que deixa o marido Alfredo Melo e a filha Victoria Franco Melo, foi diagnosticada com um câncer em dezembro de 2018, e imediatamente operada. Após sessões de quimioterapia, exames indicaram a erradicação de sinais cancerígenos, e mesmo enfrentando a doença, Nilcea não se afastou do trabalho. O câncer provocou uma metástase e nos últimos dias Nilcea foi transferida para um hospice por recomendação dos seus médicos.

Não há informações disponíveis sobre a cerimônia fúnebre e o sepultamento de Nilcea Franco.

O A Notícia USA presta homenagens a esta grande brasileira e presta condolências ao nosso colunista Alfredo Melo também extensiva à filha Victoria Melo.

Jehozadak Pereira

By Jehozadak Pereira

Jehozadak Pereira, é jornalista profissional especializado em jornalismo comunitário e produção de conteúdo informativo e de utilidade pública. É ganhador de inúmeros prêmios e reconhecimentos pela qualidade do seu trabalho comunitário e voluntário. É o editor-chefe e principal articulista do A Notícia USA.

Leave a Reply

Your email address will not be published.