O antiviral Paxlovid, indicado para adultos e crianças a partir dos 12 anos, teve o seu uso aprovado pela Federal Drug Administration (FDA), nesta semana nos Estados Unidos. O comprimido Paxlovid, que foi desenvolvido pelo laboratório Pfizer é recomendado para quem contraiu Covid-19 e que apresenta um alto risco de progressão para casos graves.

“O Paxlovid está disponível apenas por receita médica e deve ser iniciado tão logo o diagnóstico de Covid-19 seja confirmado e dentro de cinco dias após o início dos sintomas”, diz a nota da FDA. 

A aprovação do Paxlovid pelo FDA é o primeiro passo e agora o medicamento terá de ter o seu uso referendado pelo Centers for Disease Control and Prevention (CDC). Na mesma nota o FDA informa que o Paxlovid não é recomendado para prevenção da Covid-19 ou para quem se recuperou da doença e tampouco é um substituto da vacina. A FDA diz que a melhor prevenção da doença é a vacinação e o reforço, caso seja necessário. Já a Pfizer garante estar preparada para iniciar a distribuição do Paxlovid imediatamente e estima produzir cerca de 120 milhões de comprimidos para 2022. Nos testes clínicos da Pfizer, o antiviral Paxlovid demonstrou ter uma eficácia de 90% na prevenção de hospitalizações e mortes com pacientes com alto risco de agravamento da doença e manteve a eficácia contra a variante Ômicron.

Proteja-se e proteja as pessoas do seu convívio vacinando-se e incentivando outros a se vacinarem e a tomarem a dose de reforço. A vacina contra a Covid-19 é eficiente e eficaz, inclusive para crianças. Para saber onde se vacinar gratuitamente na sua cidade, clique aqui e selecione o seu estado no mapa em azul.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *