O que é um reforço – booster?
Por que quem já se vacinou precisa de um booster?
Embora as vacinas contra Covid-19 continuem a ser notavelmente eficazes na redução do risco de doença grave, hospitalização e morte, mesmo contra a variante Delta de ampla circulação, os Centers for Disease Control and Prevention (CDC) disseram que a proteção fornecida pela vacina poderia diminuir com o tempo, especialmente entre aqueles em maior risco ou que foram vacinados durante as fases anteriores da vacinação. Por esse motivo, uma dose de reforço é necessária para aumentar a proteção induzida pela vacina e prolongar sua durabilidade. Certos indivíduos que receberam duas doses da vacina Pfizer há pelo menos seis meses são elegíveis para uma dose de reforço – booster.

Quem já se vacinou está totalmente imunizado sem o booster?
Sim. De acordo com a orientação atual dos CDC, as pessoas que completaram uma série primária de vacina (dose única da Johnson & Johnson ou duas doses da Pfizer ou Moderna) e estão mais de duas semanas após a vacinação, ainda são considerados totalmente imunizados.

O reforço é gratuito?
Sim, o reforço é gratuito. Você não precisa apresentar pagamento ou ter seguro saúde.

Se alguém já vacinado precisar de um booster, isso significa que as vacinas não estão funcionando?
Não. As vacinas contra a Covid-19 estão funcionando bem para prevenir doenças graves, hospitalização e morte, mesmo contra a variante Delta de ampla circulação. No entanto, os especialistas em saúde pública estão começando a ver uma proteção reduzida, especialmente entre certas populações, contra doenças leves e moderadas.

Elegibilidade
Quem está qualificado para receber um booster?
Os indivíduos imunocomprometidos devido a condições específicas de saúde são elegíveis para uma dose de reforço da vacina Pfizer ou Moderna desde 13 de agosto.

Os seguintes indivíduos são elegíveis para uma dose de reforço da Pfizer seis meses após sua segunda dose:

  • Pessoas com 65 anos ou mais
  • Residentes em estabelecimentos de cuidados de longa duração
  • Pessoas com idade entre 50-64 anos com condições médicas subjacentes
  • Pessoas de 18 a 49 anos com condições médicas subjacentes
  • Pessoas com idade entre 18 e 64 anos que apresentam risco aumentado de exposição e transmissão da Covid-19 devido ao seu ambiente ocupacional ou institucional

Descubra quando você é elegível para um booster clicando aqui. Para saber em quais locais são aplicadas as vacinas contra a Covid-19 e o booster no seu estado, clique aqui e selecione o seu estado no mapa em azul.

Jehozadak Pereira

By Jehozadak Pereira

Jehozadak Pereira, é jornalista profissional especializado em jornalismo comunitário e produção de conteúdo informativo e de utilidade pública. É ganhador de inúmeros prêmios e reconhecimentos pela qualidade do seu trabalho comunitário e voluntário.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *