Qual é a sua estratégia para vencer na América? Certamente com a pandemia do coronavírus, eles foram temporariamente adiados, até que a tempestade passe de vez e ao que parece a vida está voltando ao normal, mas ainda é necessário ter cuidados. Quais são os seus planos imediatos e para daqui a três, cinco e dez anos? Ou você é daquelas pessoas que deixam que as coisas aconteçam naturalmente? Qual é a a sua alternativa se algo falhar? Qual é a sua estratégia para o caso da primeira tentativa dar errado? Pois bem, não se deve desistir na primeira oportunidade em que as coisas derem erradas. A paciência é uma virtude que devemos ter, mesmo que as circunstâncias sejam as piores possíveis. 

Os exemplos de pessoas públicas que persistiram e venceram são muitos. Abraham Lincoln é um dos maiores exemplos de persistência pois faliu nos negócios aos 31 anos, depois foi derrotado numa eleição para o legislativo, com 32, faliu outra vez aos 34. Superou a morte da noiva aos 35, teve um colapso nervoso aos 36. Perdeu outra eleição com 38 anos e as eleições para o Congresso aos 43, 46 e 48 anos. Perdeu uma disputa para o Senado com 55 anos. Fracassou na tentativa de tornar-se presidente aos 56 anos. Perdeu uma disputa para o Senado aos 58 anos. Aos 60 anos, foi eleito presidente dos Estados Unidos. Muita gente teria desistido na primeira derrota, uns poucos tentariam a segunda vez, e a maioria nem teria a menor idéia de tentar novamente.

Mas Lincoln tinha em mente o que queria e não hesitou em mudar a sua estratégia para conquistar o seu sonho maior e entrar para a história americana. 

Outro exemplo de persistência e estratégia é Soichiro Honda. Ele investiu tudo o que tinha numa pequena oficina onde trabalhava dia e noite. Para economizar dormia no local, e empenhou as jóias da mulher para desenvolver o seu projeto. Tempos depois ao apresentá-lo para uma grande empresa, disseram que o seu produto não atendia o padrão de qualidade exigido e que não havia mercado para ele. 

Em vez de se frustrar, Honda voltou à escola para estudar mais dois anos, e tanto seus professores quanto seus colegas não o perdoaram, e faziam chacota o tempo todo, além de chamá-lo de visionário. Em vez de desistir e sepultar o seu sonho, ele persistiu e tempos depois a empresa que o havia recusado, assinou um contrato com ele.

Durante a guerra a sua empresa foi bombardeada duas vezes, sendo que grande parte dela ficou totalmente destruída. Em vez de se desesperar e desistir, ele reconstruiu a fábrica, que seria destruída novamente por um terremoto. Ele nem pensava em desistir.

Terminada a guerra, uma crise atingiu a economia japonesa, e houve uma grande escassez de gasolina, o que não permitia que ele saísse com o seu carro para lugar algum, mesmo que fosse para comprar comida para a sua família. 

Sua mente fervilhava de idéias, e ele teve a mais brilhante delas. Ao adaptar um pequeno motor à sua bicicleta, chamou a atenção primeiro dos vizinhos e depois de todo mundo. Todos queriam um motor para colocar nas suas bicicletas, e ele passou a fabricar motores. A demanda aumentou tanto, que começaram a faltar motores. Sem capital, a solução foi ir a luta e pedir que comerciantes o ajudassem adiantando dinheiro para a produção dos motores. Como a idéia era boa, e o mercado crescente, o negócio prosperou dando origem à Honda Motors, uma das maiores corporações mundiais.

As adversidades, as dificuldades e as portas fechadas não intimidaram ou assustaram Soichiro Honda, ao contrário, deram forças para que ele seguisse em frente e enxergasse uma oportunidade onde todos viam fracasso. 

Tanto Lincoln quanto Honda, eram motivados por projetos pessoais que os tirariam do anonimato e os tornariam reconhecidos pela história.

Porém a maioria das pessoas jamais chegarão à presidência dos Estados Unidos ou fundarão a Honda Corporation, mas quem não tem o desejo de ser reconhecido?

Vejam que eles tinham planos alternativos e explicações para cada derrota. Primeiro creditavam os seus fracassos à sua própria incapacidade, e buscaram corrigir as suas deficiências e se preparar para a próxima etapa das suas vidas. Aprendiam com os seus erros, e não culpavam os outros ou qualquer fator externo como o motivo dos seus fracassos. 

Diante de qualquer dificuldade, seja resiliente e não desista de nada. Cuide-se e seja resiliente…

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *