Se por um lado há nos Estados Unidos, gente como os relatados na reportagem publicada recentemente no A Notícia USA, pessoas que buscam viver a margem da sociedade e que preconizam como poucos o termo levar vantagem e sempre achando que vão se dar bem, e que ninguém vai conferir ou fiscalizar o que fazem, que apostam na impunidade e na credulidade de gente que investe dinheiro suado e batalhado e quando as coisas dão erradas não sabem como recorrer, se bem que quem investe dinheiro bom na conversa fiada e no lero lero de gente do tipo, mesmo que seja quem acabou de chegar, o que torna o caso ainda mais grave.

Gente que rouba dados bancários sem cerimônia alguma pode até escapar da enrascada em que se metem mas o que queremos neste editorial é falar de milhares de pessoas que batalham de sol a sol para ter as suas coisas honestamente. Constantemente reportagens mostram um outro Brasil, que poderíamos escrever com Z, que funciona e prospera em todos os aspectos. É o que está nos Estados Unidos, principalmente em Massachusetts, como também na Flórida, em New York, em New Jersey e em outros lugares onde há brasileiros trabalhando.

Este Brasil é extremamente empreendedor, honesto e próspero, pois paga impostos e sabe que o dinheiro vai ser devolvido em benefícios sociais, sabe de antemão quais são as regras do jogo, dá emprego, fomenta progresso, cumpre com as suas obrigações e tem a chance de enriquecer a custa do seu trabalho.

É certo que em muitos negócios o empresário começa como um trabalhador informal para depois criar o seu próprio negócio, ressaltado aí, aqueles negócios que não dependem de autorizações e licenças especiais, como por exemplo, um bar ou restaurante, que só vai poder abrir no dia em que tiver liberado para funcionar pelas autoridades.

O exemplo de Massachusetts, é claro e objetivo e mostra que é possível sim, fazer sucesso e ser um empreendedor limpando casas, e são milhares de brasileiros que ganham honestamente o seu pão de cada dia fazendo isto. Hoje há brasileiras, principalmente, dirigindo por muitas milhas para limpar casas em estados vizinhos, como New Hampshire, Maine, Rhode Island e Connecticut, por causa da qualidade do seu trabalho.

Há também o sempre aquecido mercado das construções, pintura, landscape, reformas e reparos que movimenta milhões de dólares a cada ano, e é possível notar que novas e importantes empresas de brasileiros surgem para conquistar o seu espaço e conquistar novos mercados. 

Há empresas americanas que dão preferência a companhias dirigidas por brasileiros pela facilidade com que os serviços são executados. Tudo isto faz girar mecanismos financeiros imensos, que envolve pagamento de impostos e taxas, seguros apropriados, aquisição de máquinas e equipamentos, veículos novos, etc. 

Há empresas e empreendimentos de brasileiros que cresceram mais nos últimos cinco anos, do que suas congêneres americanas, por exemplo. A que se deve isto? Certamente à pujança e dedicação dos nossos patrícios que enxergam oportunidades que outros desprezam. Não está se incluindo aqui os empreendedores que prestam serviços unicamente à comunidade brasileira, que por seu lado não deixam de ter um razoável sucesso.  

Este Brasil com Z, sabe que poderia crescer muito mais se houvesse disponível leis de legalização, o que daria mais segurança para que outros brasileiros se lançassem no mercado como empreendedores.

Mesmo muitas vezes não dispondo de informação adequada como pesquisas de mercados qualitativas e específicas, ou de assessoria e orientação especializada é possível observar o quanto há de coragem na nossa gente empreendedora. Se tais empresas irão se manter pelos próximos 10, 20 ou 30 anos é uma outra questão importante e que será determinante para mostrar se os empreendedores brasileiros são mesmo capazes de administrar com sucesso os seus negócios.

Mas o que importa é que hoje uma multidão de brasileiros – homens e mulheres, podem bater no peito e dizer que estão tornando o sonho americano de prosperidade num fato real, concreto, e provavelmente milionário. Só que há a necessidade de aprimoramento em todos os sentidos, pois se o sucesso é demorado, árduo e difícil de ser conquistado, mas muito fácil de ir por água abaixo, pois o caminho é cheio de armadilhas.

Sucesso que passa necessariamente pelo pagamento adequado de salários e horas extras, pela responsabilidade de assumir quando um funcionário sofre um acidente no trabalho e declarar o que de fato aconteceu. Isto é importante e vai revelar maturidade no âmbito social e de integração com a cultura americana, pois para um empresário e empreendedor nativo, mentir para as autoridades ou para o seguro para economizar um punhado de dólares é inadmissível em todos os aspectos.

Este Brasil com Z caminha para compreender isto e no dia quem que acontecer, poderá se dizer que realmente é uma outra nação fora da pátria amada, idolatrada, salve, salve… 

admin

By admin

Leave a Reply

Your email address will not be published.