‘Click It or Ticket’. Use o cinto de segurança ou receba uma multa. Este é o tema de uma campanha nacional para o uso do cinto de segurança, independente do tipo de veículo dirigido e o objetivo é tornar as estradas, avenidas e ruas mais seguras.

No feriado do Memorial Day e no período entre 23 de maio a 5 de junho, a campanha ‘Click It or Ticket’ lembrará motoristas e seus passageiros da importância de usar corretamente o cinto de segurança e as consequências – incluindo multas – por não usar o cinto de segurança.

No ano de 2020, 10.893 ocupantes de veículos de passageiros morreram em acidentes nos Estados Unidos, por usarem cinto de segurança. Jovens entre 18 a 34 anos foram cerca de 60% das vítimas, uma das porcentagens mais altas para todas as faixas etárias.

Uma das finalidades da campanha é fazer com que condutores e passageiros usem o cinto de segurança corretamente. Por corretamente, sempre coloque o cinto de segurança do ombro para o meio do peito longe do pescoço e nunca sobre o estômago. Jamais coloque o cinto atrás das costas ou debaixo do braço. Caso contrário ‘Click It or Ticket’.

Em Massachusetts
Embora o uso de cinto de segurança em Massachusetts seja obrigatório por lei, somente 73% dos motoristas usam este importante item de segurança veicular. Significa que não usar o cinto de segurança enquanto dirige é considerada uma ofensa secundária, e que em Massachusetts um motorista não pode ser parado por não usar o cinto de segurança, o que significa que primeiro o infrator precisará ser parado por outra ofensa e só então ser multado em US$ 25.

Em outros 15 estados americanos não usar o cinto de segurança é considerada uma ofensa secundária.

Por que usar cinto de segurança?
– Evitar que o passageiro seja ejetado para fora do veículo
– Evitar que o passageiro bata a cabeça contra as partes duras do veículo
– Reduz a gravidade dos acidentes e a ocorrência de ferimentos
– Um veículo a 40 milhas por hora que se choca com um objeto fixo equivale a cair de um prédio de quatro andares. O impacto resulta em uma força superior a 15 vezes o peso da pessoa
– Uma em cada cinco lesões ocorrem porque os ocupantes bateram-se uns contra os outros
– Usar o cinto de segurança na parte da frente ou de trás de um veículo  reduz em 45% e 75% respectivamente o risco de morte
– Quem usa cinto de segurança tem entre 50% e 80% mais chance de sobreviver ou evitar lesões graves

Áreas de maior incidência de lesões graves por não usar cinto de segurança
– 75% para cabeça e face
– 7% para pescoço e região cervical
– 27% para o tórax
– 30% para os braços
– 47% para pernas
– 16% para o abdômen, região pélvica e lombar

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *