Você sente que fazer educação nutricional não está “funcionando” como queria? Pode ser porque você precisa desaprender alguns conceitos errôneos.
A mídia social pode ser um lugar fantástico para se conectar, crescer e aprender, mas não é um conselheiro individual, sendo assim as informações podem ser apresentadas de uma maneira que não serve para você.
Freqüentemente, trabalho com pacientes que estão cientes da abordagem da Educação Nutricional e até já tentaram implementá-la por conta própria, mas ainda se sentem inseguros. Eles temem que isso não “funcione” para eles e se sentem seguros comendo restritivamente. Pouca comida = ser magro.
Quando vamos mais fundo, encontramos os obstáculos que os impedem de comer com confiança e se sentir bem. Freqüentemente, eles se apegam a conceitos errôneos sobre a educação nutricional como:
🔸️Só coma quando estiver com fome e pare quando estiver satisfeito
🔸️Toda refeição deve ser perfeitamente satisfatória, você deve sempre comer até satisfazer seus desejos
🔸️ Comer com educação tem tudo a ver com comer só o que você gosta
🔸️Você não pode ter uma programação ou refeições pré-planejadas, essas são as regras da dieta restrita
🔸️ Você vai perder peso muito devagar se comer com educação nutricional… você ter que ter muita paciência
Em qual destes conceitos você acredita?
Se você deslizar os slides, entenderá por que cada um desses equívocos o mantém preso à culpa, ao stress e ao caos devido à comida. É claro que a educação nutricional não vai funcionar se você não entender que esta é a única maneira correta de termos paz com a alimentação.
Quando identificamos em qual crença meu paciente está preso, podemos desafiá-lo passo a passo para que ele não se sinta mais preso e seja capaz de experimentar a experiência libertadora de comer + liberdade corporal.
Se você sentir que comer com educação não “funciona” para você, pratique desafiar o equívoco em que está preso e observe o que acontece.
Você é capaz de comer com educação porque nasceu com as habilidades para fazê-lo!
Se precisar de ajuda para descobrir onde você está travado (para que possa se soltar) e, finalmente, comer com paz + liberdade ligue no APO e vamos juntos chegar à raiz de suas regras alimentares, de suas culpas e stress para que você possa desfrutar da comida novamente e se sentir bem com saúde e felicidade…