Continuando a nossa conversa sobre fraudes e golpes financeiros, e como tentar evitar ser presa fácil desses esquemas ilegais, que a cada dia se tornam mais sofisticados e difíceis de serem detectados.

Esses golpes podem vir de várias formas, como vimos na coluna anterior. O roubo de identidade e agora com o aumento de compras online e spam através de e-mails, consumidores estão mais suscetíveis do que nunca antes a serem vítimas de fraudes e golpes que podem lesar financeiramente. 

Alguns tipos de fraudes e golpes muito comuns 
Fraudes de telemarketing 
Este tipo de golpe acontece pelo telefone, em que você recebe uma ligação dizendo que é uma campanha de arrecadação de fundos para uma organização sem fins lucrativos ou uma causa nobre e popular. As características destas ligações são a urgência de ação imediata, de decisão rápida e fácil de envio de dinheiro. Estratégias de promoção ou marketing legítimo de um produto, serviço ou empresa por telefone ou telemarketing não pedem dinheiro ou cobram taxas no início da ligação com um senso de urgência e ação imediata. Então se te pedirem informações de pagamento, possivelmente estás sendo vítima de uma fraude. 

Esquema de Ponzi 
Este tipo de esquema financeiro promete investimentos em um empreendimento que não existe, promete garantir altos rendimentos e baixo ou inexistente risco. O organizador deste esquema irá usar parte do dinheiro para pagar outros investidores gerando assim veracidade no retorno e testemunhos de pessoas que possivelmente ganharam algo e irá embolsar o restante, lesando milhares de pessoas que procuram retorno alto, com baixo risco. Este tipo de esquema é bastante convincente e um dos mais articulados e lesa financeiramente pessoas com quantias bastante significativas. Não existe alto retorno de baixo risco no mercado financeiro e a promessa de tal já é um sinal vermelho de alerta. Neste mundo de pandemia, de investimentos em plataformas que parecem mais um jogo de casino e moedas digitais e, de faça você mesmo seus investimentos, as fraudes de investimentos se tornam mais comuns e complexas. O problema é que a maioria dos investidores comuns têm pouca ou nenhuma experiência em investimento, o que faz com que estas pessoas se tornem bastante vulneráveis a fraudes de investimentos.

Faça o seu dever de casa em pesquisar sobre a empresa que você está investindo, não somente recomendações e propaganda, e material produzido pela própria empresa, e sim tente entender a solidez, ética, reputação e história da empresa com que está fazendo negócios, pesquise sobre o produto ou serviço que está investindo.

Ofertas sem serem solicitadas 
Muita atenção a qualquer oferta de investimento em uma companhia se você não manifestou interesse ou solicitou mais informações primeiro. E principalmente cuidado com investimentos com investimentos fora do país, estes são bastante difíceis de serem recuperados se algo der errado.

Faça perguntas, tire suas dúvidas – pessoas intencionadas a te lesar financeiramente não esperam que você faça perguntas, elas apostam na sua decisão impulsiva e imediata. É muito importante que os investidores façam perguntas e busquem mais recursos de informações antes de uma tomada de decisão. Fraudes geralmente apostam no seu impulso de decisão e medo de perder uma oportunidade única que nunca mais irá ter. Nunca mande dinheiro por investimentos que são solicitados via e-mail.

Invista pouco 
Use o seu dinheiro de especulação se não for capaz de conter o desejo de investir, limitando a quantidade de investimento e também o seu potencial de perda, se algo der errado e for um investimento não legítimo. 

Pirâmides financeiras 
As pirâmides financeiras são totalmente ilegais, este tipo de golpe financeiro é muito comum nas comunidades imigrantes e com pouco ou nenhum aceso à informações adequadas e pouca capacidade de decisões conscientes e acertivas. Este tipo de esquema promete retorno alto, pouco trabalho, sucesso rápido e usam a sua credibilidade para envolver seus amigos e parentes a participarem em um sistema de retorno em que é preciso indicar pessoas, repetindo o que você fez para ganhar dinheiro, o recrutamento e a associação de novos membros e o que sustenta este tipo de esquema por um período de tempo até que seja insustentável, e somente aqueles que iniciaram tem a possibilidade de ganhar dinheiro. 

As ofertas variam desde investimento em ouro, dinheiro, avestruz, postagem eletrônica, produtos de cosméticos, suplementos alimentares, colchões e assim vai a lista interminável…

Estes tipos de golpes, são ilegais e insustentáveis e podem lesar financeiramente e moralmente uma grande quantidade de pessoas. Têm as características de se destacar por que muitas pessoas se envolvem, crescimento rápido, alguns ganhando dinheiro rápido e fácil e que se torna algo de tamanho tão grande que acaba envolvendo as autoridades legais e federais, podendo ser de tamanho tão significativo que abrange outras fronteiras e continentes. 

Marketing multinível – MMN 
Este sistema é uma estratégia de marketing que gera bastante controvérsia e pode ser uma pirâmide disfarçada. O U.S. Federal Trade Commission (FTC) recomenda que se mantenha longe do sistema de marketing multinível que pague comissão pelo recrutamento de novos distribuidores. Estes são na verdade sistemas ilegais de pirâmide financeira. São planos que acabam desabando quando novos participantes deixam de entrar. É melhor não se envolver em sistemas em que o dinheiro que você ganha é baseado na venda de produtos aos seus recrutados, e não para clientes fora do sistema da rede, consumidores estes que pretendem usar os produtos. 

Ana Claudia Panori

By Ana Claudia Panori

Ana Claudia Panori é conselheira financeira licenciada - financial advisor, membro MDRT e NAIFA, palestrante certificada em financial Wellness on workplace. Trabalha na Prudential Financial e desenvolve há anos um longo trabalho de educação financeira junto à comunidade brasileira. É representante da pasta de Empreendedorismo e Finanças do Conselho de Cidadãos de Boston, além de ser voluntária em diversas causas sociais. Contato: 508.353-9340. Instagram: anaclaudia7835 *Este texto não reflete, necessariamente, a opinião de A Notícia USA

Leave a Reply

Your email address will not be published.