Fique atento para não cair em golpes financeiros

Os golpes e fraudes financeiras nunca acabam e são fortalecidos pelo desejo das pessoas de retorno financeiro alto e rápido, promessa de riqueza imensa e ilimitada e pela capacidade destes indivíduos afetarem o seu emocional e auto estima, criar medo e um senso de urgência na ação. Estas armadilhas são mais prováveis de obter sucesso em momentos como o que vivemos, momentos de divisão, de medo e incerteza e de pessoas estressadas e cansadas emocionalmente. 

De romântico catfish a suplementos de saúde milagrosos, existem inúmeras formas de golpes com o objetivo de tirar dinheiro das pessoas e lesá-las financeiramente. Esquemas financeiros podem ser definidos como qualquer atividade ilegal, golpes ou pirâmide financeira que no final das contas promete o mundo e não cumpre com o prometido nas propagandas, ou que na prática não funciona como o esperado ou prometido – as vezes são danos de perca financeiras outros de comprometimento de informações confidenciais. 

Se você não ficar atento e saber detectar o que é um esquema fraudulento e se depara com um, então estará mais propenso em se tornar mais uma vítima deles. Muitos golpes parecem inteiramente legítimos no início, mas poderá ser detectado com uma análise mais detalhada – então quando as coisas parecem suspeitas e você é capaz de detectar um comportamento suspeito, poderá se proteger e ficar mais atento para reconhecê-los.

Aqui estão alguns dos mais frequentes golpes e fraudes a serem observados em que o objetivo é obter informações confidenciais que depois serão vendidas no mercado negro e podem ser usadas de inúmeras maneiras ilícitas. 

Fraude do Medicaid/Medicare
O seu número do Medicare e Medicaid é algo comum de muito valor. Golpes usam o medo da Covid-19 como uma desculpa para obter as suas informações pessoais. Não confie em ninguém que se aproxima pedindo suas informações pessoais para uma “pesquisa de mercado”. O objetivo aqui é obter o seu número de identificação ID do Medicaid e Medicare. 

Solicitação de informações
Websites e bancos nunca irão requerer informações sensíveis e confidenciais via e-mail ou telefone – e você deve desconfiar de qualquer solicitação deste tipo de informação. Esquemas conseguem produzir e-mails e websites somente com o propósito de captação de informações confidenciais. Não caia nesta…

Suporte técnico
Se você receber uma ligação oferecendo suporte técnico ao seu eletrônico sem ter sido solicitado, não passe suas informações pelo telefone. Todo suporte técnico legítimo nunca liga para você gratuitamente e te oferece serviços de ajuda técnica gratuita sem ter sido requisitado. O malandro se passa por um técnico de informática e pode ter acesso a toda a suas informações em poucos minutos. A vítima oferece voluntariamente todas as suas informações pessoais para consertar um problema técnico no seu computador que nem sequer existia para começo de conversa. 

Catfishing
O catfish, é o esquema de romance virtual, em que o predador se passa por uma pessoa interessada em um relacionamento romântico virtual e depois de algum tempo começa a pedir dinheiro e favores constantemente, sempre chantageando sua vítima emocionalmente. Esta situação geralmente acontece ao longo do tempo, e geralmente cria-se com o tempo um relacionamento de confiança, algumas vezes os malandros alegam que suas informações confidenciais foram roubadas por uma ou várias pessoas para fazer o esquema parecer mais real. Não se deixe cair na rede…

Testamento
Você recebeu um e-mail informando que é o beneficiário do testamento de um parente distante (muito patrimônio e dinheiro). É um tipo clássico de golpe que está voltando ao mercado. O malandro irá pedir o número de conta bancária para que você receba essa herança de forma legítima. Peça que enviem um cheque…

Troca de senha
Se você receber um e-mail pedindo que troque sua senha clicando em um link, evite fazê-lo. Ao invés disto, vá ao próprio website para mudar sua senha. Estas solicitações geralmente são esquemas, mesmo que pareçam legítimos, eles são somente criados para captação de informações. 

Problemas com o número do Social Security
Este é bastante comum e pode fazer vítimas fáceis, pois o número do social security é usado para tudo neste país, e deve ser a informação mais confidencial que você tem, e a informação chave desde o sistema de saúde, a aplicação para um trabalho, a compra de grandes itens de valor monetário. Neste golpe a vítima recebe uma ligação, muitas vezes aparecendo no caller ID do seu telefone o nome do Social Security e a pegada aqui é que eles dizem que houve um problema no seu número de social e que necessita sua atenção e ação imediata. O propósito é roubar informações pessoais mais importantes que você tem. Lembre-se que a Administração do Social Security nunca entra em contato por telefone sem tenha sido solicitado uma ligação para qualquer serviço necessário. A única forma de contato desta agência são correspondências enviadas para o seu endereço. 

Estas atividades estão se tornando cada dia mais sofisticadas e difíceis de serem detectadas, e fazem milhares de vítimas todos os dias. Na próxima coluna iremos continuar com os esquemas fraudulentos, golpes e pirâmides financeiras mais comuns e como detectá-los para não ser uma presa fácil. 

Ana Claudia Panori

By Ana Claudia Panori

Ana Claudia Panori é conselheira financeira licenciada - financial advisor, membro MDRT e NAIFA, palestrante certificada em financial Wellness on workplace. Trabalha na Prudential Financial e desenvolve há anos um longo trabalho de educação financeira junto à comunidade brasileira. É representante da pasta de Empreendedorismo e Finanças do Conselho de Cidadãos de Boston, além de ser voluntária em diversas causas sociais. Contato: 508.353-9340. Instagram: anaclaudia7835 *Este texto não reflete, necessariamente, a opinião de A Notícia USA

Leave a Reply

Your email address will not be published.