Diferente do que pensávamos, quase dois anos já se passaram e ainda não estamos fora da pandemia do Covid-19, com desafios de saúde pública, saúde financeira e saúde mental. Muitos usaram os cartões de crédito para pagar necessidades básicas por não terem um fundo de emergência adequado que possibilitasse navegar por tempos difíceis a nível financeiro. Com a nova variante Ômicron aparecendo pelo mundo todo e incertezas novamente atingindo a nossa vida do dia a dia, seria muito bom pensarmos em algo que afeta a nossa habilidade e poder de compra a juros mais baixos neste país. A sua pontuação de crédito ou o chamado credit score é muito importante na sua vida financeira a curto, médio e longo prazo, pois possibilita o acesso a financiamento de juros baixos em empréstimos de compras substanciais como sua casa e seu carro, entre outros.

Se você experienciou algumas dificuldades financeiras nestes últimos dois anos que te levaram a acumular mais dívidas, talvez o seu crédito tenha sido afetado com um declínio na sua pontuação. Aqui vão três dicas do que você pode fazer para melhorar o seu crédito em 2022. 

1. Faça seus pagamentos em dia e se possível pague todo o saldo da sua dívida 
A sua história de pagamento é uma das coisas mais básicas e simples que afetam seu crédito, então pagar antes ou no dia correto suas contas é de fundamental importância para manter a sua pontuação desejada. A história de pagamento em dia é responsável por 35% da pontuação geral de crédito do FICO. Para facilitar e ter certeza que suas contas serão pagas em dias, uma ótima estratégia é o pagamento automático da maioria de suas contas, ou um lembrete no seu telefone ou e-mail, para que você possa manter contas e cartões de crédito pagos em dia. Esquecer um pagamento ou pagar atrasado pode afetar negativamente o seu crédito mais do que você imagina. Por isso também é importante não ter muitos cartões de crédito, pois dificulta a gestão correta dos mesmos. 

2. Cheque o seu relatório de crédito – Credit Report 
Se suspeitar de algo que não faz sentido e não souber o motivo pelo qual a pontuação do seu crédito está caindo, você deve checar o relatório do seu crédito. Este relatório pode ser acessado clicando aqui. Geralmente, você tem direito a um relatório do seu crédito por ano em cada um das três agências que são responsáveis por monitorar e reportar alterações em créditos, o que chamamos de Credit bureaus. Se encontrar alguma informação incorreta nos relatórios é de extrema importância que você entre em contato com a agência específica em que encontrou o erro e dispute a informação errônea o mais rápido possível. 

3. Mantenha um baixo percentual de uso do cartão em relação ao saldo disponível 
Um outro fator bastante importante para melhorar a sua pontuação de crédito é manter baixo o percentual de uso do crédito disponível. Por exemplo: se você tem em um cartão com uma linha de crédito de US$ 10 mil, tente usar no máximo 30% deste valor… ou seja, não use mais do que US$ 3mil deste cartão. E assim procure fazer com todos os cartões que você possui. Maximizar o uso dos seus cartões até o limite ou perto do limite não é bom para a sua pontuação de crédito. As empresas não gostam de oferecer mais crédito para aquelas pessoas que parecem dependentes demais dos seus cartões ou da sua habilidade de obter crédito fácil. 

Seja paciente, pois leva tempo para melhorar seu crédito. Infelizmente a sua pontuação de crédito não irá melhorar da noite para o dia e demora um tempo até se colocar o seu crédito de volta nos trilhos depois de alguma dificuldade financeira, ou o uso exagerado ou indevido dos seus cartões ou crédito. Mas se você seguir estes três passos básicos pelos próximos meses você verá a sua pontuação melhorar. 

Fique longe de empresas que prometem remover informações verdadeiras do seu relatório de crédito, mas que afetam negativamente o seu crédito, essa prática não é legítima e sim esquema. Não tem pílula milagrosa na construção ou melhoria da sua pontuação de crédito, não tem milagre! 

Mesmo que seja difícil, é importante ter paciência e seguir princípios básicos de boa gestão e responsabilidade financeira e com isso você verá melhoria no seu crédito com o tempo. Um bom crédito pode ajudar você a obter baixos juros em empréstimos no futuro, como a compra de um carro novo ou a primeira casa, todo este processo leva tempo, então é melhor começar a implementar essas três regrinhas de imediato como resolução e comprometimento para 2022. 

Ana Claudia Panori

By Ana Claudia Panori

Ana Claudia Panori é conselheira financeira licenciada - financial advisor, membro MDRT e NAIFA, palestrante certificada em financial Wellness on workplace. Trabalha na Prudential Financial e desenvolve há anos um longo trabalho de educação financeira junto à comunidade brasileira. É representante da pasta de Empreendedorismo e Finanças do Conselho de Cidadãos de Boston, além de ser voluntária em diversas causas sociais. Contato: 508.353-9340. Instagram: anaclaudia7835 *Este texto não reflete, necessariamente, a opinião de A Notícia USA

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *