Do nascimento até um ano
Você sabia que seu filho/a começa a se comunicar muito antes de pronunciar sua primeira palavra? Aprenda como você pode ajudar a desenvolver a fala, linguagem e audição do seu filho desde o nascimento até um ano.

O que você pode fazer para ajudar?
– Verifique se o seu filho pode ouvir. Veja se a criança tem respostas para barulhos ou olha para você quando você fala. Preste atenção a problemas de ouvido e infecções recorrentes.
– Responda ao seu filho. Olhe para ele quando faz barulhos. Fale com ele. Imite os sons que ele faz.
– Ria quando a criança o fizer. Imite as caras que ela faz.
– Ensine seu bebê a imitar ações, como esconde-esconde, bater palmas, mandar beijos e acenar tchau. Isso o ensina a se revezar (troca de informação). Nós revezamos quando falamos.
– Fale sobre o que você faz durante o dia. Diga coisas como “mamãe está lavando seu pé”; “Você está comendo banana”; e “Ah, essa banana é boa!”; “A banana é amarela”; “O macaco gosta de comer banana”.
– Dê opções de escolhas para seu filho. “Você quer comer banana ou morango?”; “Você quer o sapato amarelo ou o verde? “Você quer lêr o livro do sapo ou do pato?”.
– Fale sobre onde você vai, o que você vai fazer lá e quem e o que você vê. Diga coisas como: “Vamos para a casa da titia. A titia tem um cachorro. Você pode acariciar o cachorro”.
– Ensine sons de animais, como “Uma vaca diz ‘muu'”; “ O cachorro diz “au-au”.
– Leia para seu filho todos os dias. “Leia imagens”; em seguida “palavras” e até “frases”.
– Converse com seu filho no idioma que você se sente mais confortável em usar.

Lembrando sempre de acompanhar o gráfico dos marcos do desenvolvimento por idade e que as crianças se desenvolvem em seu próprio ritmo. Seu filho deve dominar as habilidades listadas no momento em que atingir o topo da faixa etária. A falta de uma habilidade na faixa etária não significa que ele tenha um problema, conforme recomenda a American Speech-Language-Hearing Association (ASHA). Em casos de dúvidas procure ajuda de um profissional de fonoaudiólogia.

Marcela Vitor

By Marcela Vitor

Marcela Vitor é fonoaudióloga especialista em bilinguismo, autismo, ABA (Applied Behavior Analysis) e Coaching Parental. Trabalha com a prevenção e tratamento dos distúrbios da fala, da linguagem, da comunicação social e da comunicação cognitiva com crianças especiais. Marcela Vitor atende no telefone 781.521-8686. Instagram: @marcelavitorslpfono

Leave a Reply

Your email address will not be published.