A congressista Maria Elvira Salazar, republicana da Flórida, reintroduziu na terça-feira, 8, uma proposta de reforma de imigração que inclui um caminho temporário que visa a legalização de imigrantes indocumentados que estão há algum tempo nos Estados Unidos e que não tenham antecedentes criminais. O projeto propõe o reinício da construção de um muro na fronteira com o México, além de um visto de estada temporária com autorização de trabalho, válida por cinco anos. No fim deste prazo, pode ser renovado por outro período de cinco anos, após a verificação de antecedentes criminais. 

O projeto inclui o pagamento de uma multa de US$ 10 mil, por causa da permanência não autorizada e deve ser paga anualmente no valor de US$ 1 mil e quem se beneficiar também pagará uma taxa de 2% sobre os rendimentos obtidos, valores que serão destinado para projetos de segurança interna, contratação de novos agentes, implemento do prograga E-Verify entre outros.

O projeto chamado The Dignity Act, já fora apresentado pela primeira vez em março do ano passado e contava com o apoio do senador Lindsey Graham, mas não foi debatido nas duas casas legislativas por falta de apoio tanto do Partido Republicano quanto do Partido Democrata.

Para que o The Dignity Act possa ser aprovado precisará de 218 votos na House Representative, onde os republicanos têm 212 votos, com isto, sem saber quem são os co-patrocinadores, a iniciativa da deputada Salazar não seria considerada para análise neste ano e ficará pendente para a próxima legislatura.

Em 18 de março de 2021, a Representative House aprovou com o apoio de Republicanos e Democratas, duas iniciativas de lei, que diferente do The Dignity Act, incluem um caminho para a cidadania para a maioria dos 11 milhões de indocumentados que vivem nos Estados Unidos e que beneficiariam dreamers, trabalhadores essenciais e na agricultura e portadores de TPS. Porém, os dois projetos permanecem parados no Senado por falta de apoio republicano.

Foto: divulgação Maria Elvira Salazar

Jehozadak Pereira

By Jehozadak Pereira

Jehozadak Pereira, é jornalista profissional especializado em jornalismo comunitário e produção de conteúdo informativo e de utilidade pública. É ganhador de inúmeros prêmios e reconhecimentos pela qualidade do seu trabalho comunitário e voluntário. É o editor-chefe e principal articulista do A Notícia USA.

Leave a Reply

Your email address will not be published.