A recomendação é a de que deportações sejam baseadas em motivos convincentes

E um memorando interno distribuído aos chefes de fronteira e segurança de diversas agências sob o seu comando, na quinta-feira, 30 de setembro, Alejandro Mayorkas, secretário do U.S. Department of Homeland Security (DHS), reiterou que o Immigration and Customs Enforcement (ICE) não poderá deportar imigrantes apenas por serem indocumentados. 

O memorando tem linhas definidas de que um imigrante indocumentado não pode ser deportado baseado apenas neste fato. “Nossa prioridade será deter e deportar os que não são cidadãos americanos que representem uma ameaça para a segurança nacional, segurança pública e também a segurança das fronteiras”, disse Mayorkas em consonância com as prioridades de deportação da administração Biden que foram divulgadas em fevereiro e que visam os estrangeiros que cometeram crimes e delitos graves.

Mayorkas manifestou-se após os incidentes na fronteira em Del Rio, Texas, onde agentes montados a cavalo e de chicotes nas mãos investiram contra imigrantes haitianos que tentavam através do Rio Grande atravessar para os Estados Unidos em busca de asilo. O caso tomou ares de escândalo e o presidente Biden foi durante criticado pela ação. 

A recomendação aos agentes é a não prendam e deportem trabalhadores rurais, idosos e quem está em vulnerabilidade, tão comum na administração Trump, inclusive a de que eram uma ameaça à segurança nacional e das comunidades. Trump concedeu aos agentes de imigração o poder discricionário para deportar quem fosse indocumentado, apenas porque não possuíam autorização para permanecer nos Estados Unidos. Ordens de deportação devem ter motivação convincente.

Fotos: ICE.gov

Jehozadak Pereira

By Jehozadak Pereira

Jehozadak Pereira, é jornalista profissional especializado em jornalismo comunitário e produção de conteúdo informativo e de utilidade pública. É ganhador de inúmeros prêmios e reconhecimentos pela qualidade do seu trabalho comunitário e voluntário.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *