Desde 2006, quando foi estabelecido em 2006, o Dia Internacional da Síndrome de Down é celebrado no dia 21 de março, porque esta data é escrita como 21/3 ou 3/21, em alusão ao cromossomo ’21’. Quem explica a razão é Denise Barbalho Ribeiro, diretora-executiva da Fundação FamiliaUpdown & o Bom Tarcisio em uma postagem na sua página no Facebook. “O ’21/03’ foi inteligentemente escolhido porque a Síndrome de Down é uma alteração genética no cromossomo ’21’, que deve ser formado por um par, mas no caso das pessoas com a síndrome, aparece com ‘3’ exemplares (trissomia). Essa ideia surgiu na Down Syndrome International, pelo geneticista da Universidade de Genebra, Stylianos E. Antonorakis, e foi referendada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em seu calendário oficial, sendo comemorado em todos os países membros da ONU. Costumamos dizer que esse é o cromossomo do amor! O amor e carinho são emoções visíveis em alguém com síndrome de Down. Cada pessoa possui características únicas e se comporta conforme suas vivências e estimulações. Ter um dia dedicado à comemoração da Síndrome de Down pode ter muitos fatores positivos, pois revela novas possibilidades para àqueles que não estão inseridos diretamente no contexto diário de pessoas com Síndrome de Down. A informação é fundamental para a quebra de paradigmas e conscientização a respeito do tema. O chamado preconceito muitas vezes surge pelo desconhecimento da causa e como sujeitos, estamos transformando nosso modo de agir e pensar a todo momento, basta sermos tocados”.

A finalidade do Dia Internacional da Síndrome de Down é conscientizar pessoas sobre a inclusão e promover a discussão para aumentar a inclusão social e visibilidade das pessoas com Síndrome de Down, que não é uma doença e sim uma falha genética.

O que é a FamiliaUpdown & o Bom Tarcisio?
O FamiliaUPDown.org & Bom Tarcísio é uma organização sem fins lucrativos, que a princípio foi criada para ajudar famílias de língua portuguesa, que tenham filhos com necessidades especiais nos Estados Unidos com acolhimento e informação. No Brasil ajuda financeiramente conforme as possibilidades da organização. No início de 2021 com a união com a comunidade Católica São Tarcísio em Framingham, Massachusetts, passou a atender as famílias que tenham um membro com qualquer tipo de necessidade específica. Atualmente o FamiliaUpdown & o Bom Tarcisio auxiliam famílias nos estados de Massachusetts, Flórida, New Hampshire e New Jersey que recebem algum tipo de ajuda. No Brasil ajudam famílias nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Goiás, atendendo mais de 150 famílias, que tenham filhos com Síndrome de Down e outras necessidades especiais específicas.

Prestação de serviço
FamiliaUpDown – 508.598-5402
Boylston: Denise Barbalho Ribeiro – 508.615.7637, e-mail denise@familiaupdown.org
Cape Cod: Camila Coutinho 508.360-0960, e-mail camila.coutinho@familiaupdown.com
Framingham: Sirlene Mendanha, e-mail: sirlene.mendanha@familiaupdown.org
Governador Valadares: Fabricia Reis (33) 98432-2295, e-mail fabricia.reis@familiaupdown.org
Para acessar a página da FamiliaUpDown no Facebook, clique aqui.
Instagram: familiaupdown.org_usa e familiaupdown.org_brasil

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *