Um leitor de o A Notícia USA, enviou uma pergunta que representa a dúvida de muitas pessoas sobre a segurança das vacinas contra a Covid-19. Com o avanço da variante Delta, milhares de pessoas que nano se vacinaram podem contrair a doença e é o que tem acontecido nos Estados Unidos. Cerca de 90% das pessoas contaminadas recentemente pelo novo coronavírus optaram por não se imunizar.

Com motivações diversas para não se vacinar, tais pessoas, inclusive milhares de brasileiros correm risco de vida e também podem colocar as vidas de pessoas do seu convívio em perigo.

Para responder a pergunta do nosso leitor, a reportagem de o A Notícia USA, buscou no site do Governo do Estado de Massachusetts as respectivas respostas que estão a seguir e que podem ser acessadas na íntegra clicando aqui. Todas as vacinas foram aprovadas pelo Centers for Disease Control and Prevention (CDC). Para saber mais sobre os processos de aprovações clique aqui, as informações estão em inglês. Para saber mais sobre a segurança das vacinas e os efeitos colaterais clique aqui.

Sobre a vacina contra a Covid-19
As vacinas são seguras e são uma das melhores maneiras de proteger você e as pessoas ao seu redor contra doenças causadas pela Ccovid-19. A vacina não contém o vírus que causa a doença, portanto, ela não pode deixar você doente. Você pode sentir efeitos colaterais leves após receber a vacina, mas isso é um sinal de que seu corpo está aprendendo como protegê-lo.

Como funciona a vacina
As vacinas ajudam nosso sistema imunológico a combater infecções no futuro. A vacina nos protegerá do vírus que causa a Covid-19 sem ter que contrair a doença. A vacina ajudará a protegê-lo, ensinando seu corpo a reconhecer e combater o vírus. A vacina pode ajudar a evitar que você pegue Covid-19, mas mesmo se você pegar o vírus, pode evitar que fique muito doente.

Duas vacinas foram aprovadas, uma da Moderna e uma da Pfizer – são administradas em duas doses, com intervalo de cerca de três semanas. Você precisa de ambas as doses para estar totalmente protegido. Uma terceira vacina – Johnson & Johnson – requer apenas uma única dose para ser protegida. Demora algumas semanas após a segunda dose para ficar totalmente protegido. Você pode sentir dor no braço, dores, fadiga ou febre por alguns dias após receber a vacina. Esses sintomas são um sinal de que seu sistema imunológico está aprendendo como protegê-lo do vírus.

A vacina é segura, embora tenha acontecido rapidamente
Entendemos a importância de ser aberto e honesto sobre a segurança e o desenvolvimento da vacina – especialmente para as comunidades que sofreram as consequências de maus-tratos médicos. A vacina Covid-19 foi desenvolvida rapidamente, mas todas as mesmas etapas de segurança foram seguidas para esta vacina que é usada para todas as vacinas.

As empresas de vacinas agiram rapidamente porque:

  • Eles usaram pesquisas e informações existentes sobre o coronavírus: a Covid-19 faz parte de uma família de vírus estudada há muito tempo. Os desenvolvedores da vacina usaram essa pesquisa existente para ajudar a desenvolver a vacina.
  • Os governos financiaram a pesquisa de vacinas: Os Estados Unidos e outros governos investiram muito dinheiro para ajudar as empresas de vacinas em seu trabalho. Trabalhar junto com outros países também ajudou os pesquisadores a progredir rapidamente.
  • Dezenas de milhares de pessoas participaram de estudos de vacinas: estudos da vacina (chamados de Ensaios Clínicos) foram conduzidos para provar que a vacina é segura e eficaz. Dezenas de milhares de pessoas se inscreveram para os estudos, então as empresas não precisaram perder muito tempo procurando voluntários.
  • A fabricação ocorreu ao mesmo tempo que os estudos de segurança: as empresas de vacinas começaram a fabricar a vacina ao mesmo tempo que os estudos estavam sendo realizados, na esperança de que fosse comprovadamente segura e eficaz. Isso significava que as vacinas estavam prontas para serem distribuídas assim que fossem aprovadas.

Desde que as vacinas foram aprovadas, milhões de pessoas de diferentes raças e etnias foram vacinadas, e a maioria apresentou apenas efeitos colaterais leves.

Atualmente, as vacinas são ministradas em diversos locais, sendo que alguns não necessitam agendamento prévio. Para saber onde se vacinar em Massachusetts clique aqui. Proteja-se, proteja as pessoas do seu convívio vacinando-se e incentivando outros a se vacinarem

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *