Como a reforma de imigração é uma realidade distante ainda, o melhor é estar informado de tudo o que se passa, sem dar ouvidos ou atenção a boatos e se desesperar com qualquer ação das autoridades de imigração, já que as deportações continuam em alta. Deve-se ressaltar que as ações coercitivas muito comuns na administração Trump, não acontecem com tanta frequência.

Mesmo indocumentado, o imigrante tem direitos legais diante de qualquer situação que ameace a sua permanência nos Estados Unidos. Sempre é bom ter em conta de que há preceitos legais que devem ser observados. Não se meta em encrencas, não dirija depois de beber, não pratique violência doméstica e pague os seus impostos.

captura-de-tela-2016-01-05-as-2-04-57-pm-264x300
Cartão Vermelho de direitos do imigrante. Reprodução

Alguns direitos dos imigrantes
– Em casa: você não precisa abrir a porta a menos que o oficial lhe forneça um mandado judicial (com o seu nome nele)
– Se não houver um mandato no seu nome ou de outro morador da casa não abra a porta
– Você não tem que responder a perguntas, mesmo as mais simples sobre de onde você é; em vez disso diga “que você quer ficar em silêncio”
– Peça para chamar um advogado e não assine nada sem a presença dele
– Salve e carregue o “Cartão Vermelho” com você (que foi criado para ajudar as pessoas a afirmar seus direitos e defender-se contra uma possível violação constitucional)
– Tenha uma Declaração Juramentada de Autorização do Cuidador (para que outro adulto de sua confiança cuide de seus filhos menores e/ou cidadãos americanos caso os pais sejam detidos pela imigração)
– Se for preso ou detido, solicite assistência do Consulado-Geral do Brasil da sua jurisdição. Geralmente há um telefone de emergência que pode ser acionado. Para saber qual é o da sua jurisdição consular clique aqui.

ATENÇÃO: estes telefones de emergências destinam-se somente a casos graves (como prisões, falecimentos e hospitalizações) e que exijam providências imediatas por parte dos Consulados-Gerais do Brasil nos Estados Unidos. As informações são as constantes nas respectivas home pages oficiais.

Jehozadak Pereira

By Jehozadak Pereira

Jehozadak Pereira, é jornalista profissional especializado em jornalismo comunitário e produção de conteúdo informativo e de utilidade pública. É ganhador de inúmeros prêmios e reconhecimentos pela qualidade do seu trabalho comunitário e voluntário. É o editor-chefe e principal articulista do A Notícia USA.

Leave a Reply

Your email address will not be published.