Emerson Pires e Flávio Gonçalves

Um grande júri federal do Sul da Flórida indiciou na quinta-feira, 30, os brasileiros Emerson Pires e Flávio Gonçalves, ambos com 33 anos e Joshua David Nicholas, 28 anos, por acusações de uma fraude global em criptomoedas que gerou o montante de cerca de US$ 100 milhões captados de investidores.

A promotoria acusou os três réus de conspiração para cometer fraude eletrônica e conspiração para cometer fraude de valores mobiliários. Emerson Pires e e Flávio Gonçalves são acusados também de lavagem internacional de dinheiro.

Segundo a acusação e documentos processuais, Pires e Gonçalves fundaram a EmpiresX, uma plataforma de investimento em criptomoedas e oferta de títulos não registrados. Os brasileiros e Nicholas, chamado de ‘Head Trader’, da empresa de promoverem fraudulentamente a EmpiresX. 

Os investidores eram enganados sobre, entre outras coisas por um suposto ‘bot’ de negociação que segundo Pires, Gonçalves e Nicholas, poderia gerar retornos garantidos nas captações financeiras da EmpiresX.

De acordo com os documentos de acusação, os brasileiros lavavam o dinheiro dos investidores através de uma bolsa de criptomoedas estrangeira e pagaram os primeiros investidores da EmpiresX com dinheiro obtido de investidores que entraram posteriormente, configurando uma pirâmide financeira, no estilo Ponzi.

A EmpiresX prometia um retorno financeiro de ‘1%’ ao dia e de ‘2% a 5%’ por semana para investidores desavisados. 

O anúncio do indiciamento foi feito por Juan Antonio Gonzales, procurador federal para o Distrito Sul da Flórida; Georde L. Piro, agente especial encarregado do escritório de campo do FBI em Miami e Anthony Salisbury, agente especial responsável pelas investigações de Miami do U.S. Department of Homeland Security (HSI).

Jehozadak Pereira

By Jehozadak Pereira

Jehozadak Pereira, é jornalista profissional especializado em jornalismo comunitário e produção de conteúdo informativo e de utilidade pública. É ganhador de inúmeros prêmios e reconhecimentos pela qualidade do seu trabalho comunitário e voluntário. É o editor-chefe e principal articulista do A Notícia USA.

Leave a Reply

Your email address will not be published.