Bastou a notícia da aprovação da carteira de motorista na quinta-feira, 5, medida que entrará em vigor em julho de 2023, para que os velhos – e novos vigaristas de sempre se alvoroçassem na caça a candidatos para obter o tão sonhado documento.

Em uma live na página do Centro do Trabalhador Brasileiro (CTB), realizado na própria quinta-feira, Lenita Reason, diretora executiva da entidade e co-presidente da da coalizão Driving Families Forward ao lado de Chrystel Murrieta Ruiz da SEIU 32 BJ, foi enfática ao afirmar que as normas para concessão da carteira de motorista serão publicadas pelo Registry of Motor Vehicles (RMV), e que certamente serão os mesmo que estão em vigor atualmente, evidentemente adaptadas para imigrantes indocumentados.

Grupos de WhatsApp estão sendo criados com ‘orientações’ que não tem nada de verdadeiro e sim, oportunismo puro de gente interessada em faturar algum trocado. A reportagem teve acesso a um destes grupos e embora não tenha sido cedido print das conversas, e mediante o compromisso de não revelar nomes, estes não serão citados. No entanto, constatou-se que há gente oferecendo ‘ajuda’ mediante o pagamento de uma taxa.

A intenção é prestar ‘assessoria’ para quem vai tirar a tão sonhada carteira de motorista. Sem contar publicações nas redes sociais que prometem ‘facilidades’ que não existem e nem vão existir.

Atualmente o processo para obtenção da carteira de motorista é detalhado e objetivo e é feito exclusivamente nas instalações do Registry of Motor Vehicles. Não existe a possibilidade de que alguém obtenha a carteira por você.

O que você precisa saber sobre a lei que foi aprovada
– O Projeto de Lei Work and Family Mobility Act e não há como voltar atrás
– A medida só vai entrar em vigor em julho de 2023 
– O RMV vai publicar no seu site no momento oportuno como proceder 
– Antes de julho de 2023 não adianta ir ao RMV solicitar a carteira de motorista
– A lei aprovada ainda depende de algumas regulamentações legais
– Carteira de motorista é um privilégio…

O que você precisa fazer
– Mantenha os seus documentos em dia e em ordem
– Vai precisar de um documento de identificação com foto
– Seu passaporte vai estar válido em julho de 2023?
– Tenha em seu poder certidões de nascimento, casamento e divórcio traduzidas e válidas
– Tenha comprovantes de residência

O que você não deve fazer
– Mentir em possibilidade alguma
– Pagar qualquer valor a qualquer pretexto para qualquer ‘assessor’ que promete facilidades
– Acreditar em qualquer conversa ou publicação nas redes sociais
– Emprestar ou alugar o seu endereço para quem não mora no Estado de Massachusetts

Se o seu passaporte não estiver atualizado, não deixe para a última hora. Consulte a página do Consulado-Geral do Brasil para saber como obter um novo passaporte que atualmente só está sendo emitido por pedido via correio e aproveite para pedir a matrícula consular que é aceita como documento válido.

Certamente que os candidatos a ter uma carteira de motorista, precisarão de uma auto-escola e elas existem em diversas cidades e regiões. Busque uma auto-escola regulamentada e comprovadamente idônea, pesquise, veja as referências e certifique-se de esteja fazendo a escolha certa. Lembre-se que aqui nos Estados Unidos não há o famoso ‘jeitinho brasileiro’ e as coisas funcionam de verdade. Jamais ofereça propina e suborno em troca de facilidades, pois você pode ser processado judicialmente.

Jehozadak Pereira

By Jehozadak Pereira

Jehozadak Pereira, é jornalista profissional especializado em jornalismo comunitário e produção de conteúdo informativo e de utilidade pública. É ganhador de inúmeros prêmios e reconhecimentos pela qualidade do seu trabalho comunitário e voluntário. É o editor-chefe e principal articulista do A Notícia USA.

One thought on “Carteira de motorista: não pague nada a ninguém”

Leave a Reply

Your email address will not be published.