Todos os dias milhares de pessoas tanto nos Estados Unidos quanto no mundo todo são vítimas de variados e criativos golpes que roubam milhões de dólares, sem que os vigaristas sejam apanhados na maioria das vezes. As vítimas são enganadas sem se dar conta e acabam tendo de arcar com os seus prejuízos. Aparentemente, este é o caso que levou o Consulado-Geral do Brasil em Boston a lançar uma nota de alerta para a comunidade brasileira na área de jurisdição em New England. A nota foi publicada nas redes sociais do Consulado.
Nota à comunidade brasileira 
O Consulado-Geral do Brasil em Boston tomou conhecimento de que cidadãos brasileiros nesta jurisdição têm sido contatados, por meio de mensagens no aplicativo Whatsapp, por indivíduo que se identifica como agente consular, solicitando a transferência de valores para contas bancárias, sob o argumento de prestação de serviços consulares.
O Consulado esclarece que se trata de fraude. Em hipótese alguma, o Consulado solicita ou recebe valores por meio de transferência bancária. As taxas consulares são sempre recebidas mediante ordem de pagamento (“money order”) ou, no caso dos serviços presenciais, cartão de débito. Agentes consulares estão autorizados a telefonar para cidadãos que tenham solicitado serviços consulares apenas para sanar dúvidas ou prestar esclarecimentos. Eventualmente, o Consulado pode solicitar o envio de cópias de documentos por e-mail, sempre para endereços oficiais do Ministério das Relações Exteriores – como contato.boston@itamaraty.gov.br ou assistencia.boston@itamaraty.gov.br.
O Consulado informa que está tomando as medidas legais cabíveis ao caso“.

admin

By admin

Leave a Reply

Your email address will not be published.