As Olimpíadas de Português como Língua de Herança são destinadas a brasileiros entre 9 e 15 anos. O objetivo é divulgar a língua portuguesa e a cultura brasileira, bem como promover a valorização e integração das escolas e professores. Trata-se de iniciativa do Ministério das Relações Exteriores, com apoio dos Conselhos de Cidadãos Brasileiros. O Consulado-Geral do Brasil em Boston e o Conselho de Cidadãos Brasileiros em Boston organizarão as provas para os residentes em Massachusetts, Maine, New Hampshire e Vermont.

Como serão as provas?
As provas serão realizadas on-line, em duas etapas. A primeira etapa, eliminatória, constará de perguntas de resposta aberta. Os aprovados farão a segunda etapa, que consistirá numa prova de redação. Os inscritos receberão instrução sobre como participar das provas.
Quais os conteúdos avaliados nas provas?
Na primeira etapa, conhecimentos de português e de cultura brasileira em geral, compatíveis com a faixa etária. Na segunda etapa, conhecimento e fluência na língua portuguesa.
Qual a data das provas?
A primeira etapa será realizada no dia 11 de maio de 2022 e a segunda, no dia 15 de junho de 2022, ambas às 5 PM (horário de Boston).
Quem pode participar?
Brasileiros de 9 a 11 e de 12 a 15 anos. Esses jovens podem estar ou não inscritos em cursos de português.
Premiação
Os melhores classificados em cada faixa etária serão reconhecidos com troféus e receberão livros, por cortesia da editora Underline Publishing e da Biblioteca de Literatura Infantil Brasileira. Terão, ainda, suas redações publicadas em coletânea do Ministério das Relações Exteriores. Demais participantes receberão certificados.

Para mais informações acesse o Edital e para participar inscreva-se preenchendo o formulário. Caso tenha dúvidas, envie um e-mail para cultural.boston@itamaraty.gov.br.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *