Recentemente a Procuradora-Geral do Estado de Massachusetts Maura Healey pediu ao Federal Communications Commission (FCC) que tome medidas para proteger os consumidores de ligações ilegais de robôs estrangeiros que tentam lesar pessoas nos Estados Unidos. Healey e um grupo bipartidário de 51 procuradores-gerais enviaram uma carta ao FCC pedindo que a comissão exija que os provedores de gateway – empresas que permitem chamadas internacionais para os Estados Unidos – tomem medidas para reduzir a facilidade com que as chamadas automáticas conseguiram entrar na rede de telefonia dos Estados Unidos, incluindo a implementação do STIR/SHAKEN, uma tecnologia de autenticação de identificação de chamadas que ajuda a evitar chamadas falsas – fake calls, uma das muitas modalidades de scam.

Todos os dias o Federal Trade Commissions (FTC) recebe relatórios sobre pessoas que fingem ser de algum órgão ou autarquia governamental, inclusive do Social Security Administration (SSA) que estão tentando obter números de documentos, e o seu dinheiro. Em uma versão do golpe, o interlocutor diz que o seu número do Social Security foi ligado a um crime (muitas vezes, o golpista diz que aconteceu no Texas) envolvendo drogas ou enviando dinheiro para fora do país ilegalmente. Ele então diz que seu social está bloqueado – mas o golpista pode pedir uma taxa para reativá-lo ou para obter um novo número, e pedirá que você confirme seu número do social.

Em outras variações, diz que alguém usou o seu número do social para solicitar cartões de crédito, e você pode perder seus benefícios. Ou ele pode avisá-lo que sua conta bancária está prestes a ser bloqueada, que você precisa retirar seu dinheiro e que ele lhe dirá como mantê-lo seguro.

Algumas variações dos golpes podem acontecer com declarações do imposto de renda, instituições de veteranos, supostas campanhas humanitárias e mais uma infinidade de vigarices e picaretagens.

Mas todos esses são golpes. Veja o que você precisa saber:
O SSA ou qualquer órgão governamental nunca ligará e pedirá qualquer número de documento, informações pessoais que incluam inclusive informações bancárias e financeiras. 

Do mesmo modo, nenhum servidor público e/ou funcionário governamental lhe pedirá para pagar nada. E não ligará para ameaçar com retaliações caso, você não pague qualquer valor imediatamente.

Seu identificador de chamadas pode mostrar o número de telefone real do Social Security Administration (1-800-772-1213), mas essa não é a verdadeira chamada do SSA, ou de qualquer outro órgão do governo, polícia, etc. Os computadores facilitam a exibição de qualquer número no identificador de chamadas. Jamais confie no número que aparecer no identificador de chamadas.

O FTC adverte: “lembre-se de que qualquer pessoa que disser para você transferir dinheiro, pagar com um gift card ou enviar dinheiro é um golpista. Sempre. Não importa quem eles digam quem são”.

Se você está preocupado com uma ligação de alguém que alega ser do Social Security Administration ou de qualquer outro órgão oficial, desligue o telefone. 

Se você detectou uma fraude, informe à FTC clicando aqui.

Jehozadak Pereira

By Jehozadak Pereira

Jehozadak Pereira, é jornalista profissional especializado em jornalismo comunitário e produção de conteúdo informativo e de utilidade pública. É ganhador de inúmeros prêmios e reconhecimentos pela qualidade do seu trabalho comunitário e voluntário. É o editor-chefe e principal articulista do A Notícia USA.

Leave a Reply

Your email address will not be published.