O Consulado-Geral do Brasil é uma das representações consulares brasileiras de maior volume de serviços e atendimentos para a comunidade brasileira nos Estados Unidos. Preparando-se para a eleição presidencial em outubro deste ano, o Consulado tem trabalhado para que tudo esteja em ordem.

A reportagem de A Notícia USA entrevistou com exclusividade o embaixador Benedicto Fonseca Filho, Cônsul-Geral do Brasil em Boston, cujas respostas estão a seguir. 

O período de regularização da situação eleitoral já se encerrou?
Sim, o período de regularização da situação eleitoral encerrou-se em 4 de maio. (Fizemos, desde o final do ano passado, ampla campanha de divulgação do prazo pelas nossas redes e junto à mídia local.)

Quem quiser ser voluntário para trabalhar na eleição em Boston e jurisdição onde deve se inscrever? Quais são os cargos e funções disponíveis?
O Consulado está procedendo à montagem de lista de voluntários para trabalhar como mesários nas eleições de outubro próximo. As funções de cada mesário (presidente de mesa, primeiro mesário, segundo mesário e secretário) serão definidas pelo Consulado em coordenação com o Tribunal Superior Eleitoral.  Para ser mesário, o voluntário deve estar em dia com a justiça eleitoral. Menores de 18 anos não podem ser mesários. Quem quiser ser voluntário para trabalhar como mesário na eleição em Boston pode enviar uma mensagem para eleitoral.boston@itamaraty.gov.br, informando nome completo, data de nascimento, número do título de eleitor, contato telefônico e e-mail. 

Como os fiscais eleitorais devem proceder para se habilitar?
O Consulado também procederá à identificação de voluntários para trabalhar no apoio logístico nos dias do pleito, em funções ligadas, por exemplo, à orientação aos eleitores e organização espacial. Nesse caso, os voluntários não necessitam estar em dia com a justiça eleitoral.

Para se voluntariar a essa tarefa, basta enviar para o endereço eletrônico eleitoral.boston@itamaraty.gov.br os seguintes dados: nome completo, data de nascimento, número de telefone e e-mail. 

Os locais (zonas) de votação já estão definidos. Onde serão e quem deve votar aonde?
Haverá, este ano, dois locais de votação, em Malden, e em Framingham, respectivamente. O Consulado informará, oportunamente, em resultado de coordenação com o TSE, as seções eleitorais que estarão abrigadas em cada local. 

Quais serão os dias e horários de votação?
As eleições serão realizadas nos dias 2 de outubro (1º turno) e 30 de outubro (2º turno, se houver), de 8 AM às 5 PM (horário local). 

“Cabe lembrar que, no exterior, apenas se vota para os cargos de presidente e vice-presidente da República. Também cumpre informar que, tendo em vista o início, em 2 de julho de 2022, do período de defeso eleitoral, as páginas eletrônicas dos postos no exterior foram desativadas. As novas páginas estão abrigadas no sistema “gov.br“, sendo que o conteúdo das mesmas está sendo atualizado paulatinamente, respeitadas as restrições decorrentes do período de defeso. Pedimos desculpas pelos incômodos causados aos usuários, mas lembramos que o Consulado não deixou de oferecer, em nenhum momento, todos os serviços consulares regularmente prestados”, afirmou o embaixador Benedicto Fonseca Filho. 

Também por causa do defeso eleitoral, as contas dos postos nas redes sociais foram suspensas e substituídas por contas temporárias. O Consulado-Geral do Brasil em Boston tem uma página temporária no Facebook. Em caso de dúvidas, permanece à disposição o e-mail: contato.boston@itamaraty.gov.br. O Cônsul-Geral também pode ser contactado diretamente pelo e-mail: consul.boston@itamaraty.gov.br

Foto da capa: Jehozadak Pereira

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *