A Federal Trade Commission (FTC), está processando o Walmart em uma corte federal por negligência em transferências de dinheiro para golpistas. Em um press release distribuído na terça-feira, 28 de junho, o FTC alega que o Walmart permitiu fraudes envolvendo transferências de dinheiro.

Apenas golpistas exigem o pagamento por transferência de dinheiro, e querem pagamentos rápidos, anônimos e difíceis de reverter, por isso a maioria dos golpes se dá através de transferências bancárias. “É por isso que empresas de transferência de dinheiro como o Walmart precisam alertar as pessoas sobre os riscos de fraude e treinar seus funcionários para detectar fraudes. E é por isso que a FTC está processando o Walmart”, afirma o comunicado.

A FTC diz que o Walmart sabe há muitos anos que os golpistas usam seus estabelecimentos para obter dinheiro de golpes, mas não alertou adequadamente as pessoas ou treinou seus funcionários para evitar fraudes. De acordo com a FTC, muitos locais do Walmart não exibiram ou forneceram às pessoas informações sobre possíveis fraudes, o que poderia impedi-los de enviar dinheiro para um golpista. A empresa não publicou sinais de alerta de forma consistente, não publicou folhetos de conscientização sobre fraudes ou usava os formulários de “envio” de transferência de dinheiro necessários com avisos de fraude na primeira página.

Durante anos, de acordo com a FTC, o Walmart fez vistas grossas quando os golpistas retitavam dinheiro nas suas lojas. A FTC diz que um único funcionário do Walmart poderia processar centenas de milhares de dólares em transações financeiras de clientes por dia. Mas por muitos anos, a empresa não confirmou que os funcionários que lidam com transferências de dinheiro tinham o treinamento correto – ou atual – antes de começarem a processar as transações. Os funcionários do Walmart processaram dezenas de milhões de dólares em transferências eletrônicas relacionadas a fraudes anualmente por muitos anos, de acordo com a FTC.

É por isso que a FTC está pedindo ao tribunal federal que ordene ao Walmart que devolva dinheiro às pessoas que foram enganadas, pague penalidades civis e pare de violar a Regra de Vendas de Telemarketing e a Lei da FTC.

Proteja-se contra fraudes de transferência eletrônica de dinheiro

  • Nunca envie dinheiro para alguém que afirme ser de uma agência governamental como o IRS, Social Security ou Customs and Border Patrol
  • Não transfira dinheiro para um estranho ou alguém que você não conheceu pessoalmente, não importa o motivo que eles dêem
  • Nunca transfira dinheiro para alguém que tenta lhe vender ou cobrar algo pelo telefone. É ilegal um operador de telemarketing pedir que você pague com uma transferência eletrônica
  • Jamais forneça senhas e números de cartões de débito, crédito e da sua conta bancária
  • Não se deixe enganar, golpistas apelam para a pressão emocional
  • Se um golpista lhe pediu para transferir dinheiro, informe a FTC.
  • Na dúvida, desligue o telefone…

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *