O verão está chegando e todos os anos neste período de altas temperaturas, tem-se notícia de que alguma criança morreu de insolação veicular ao ser deixada trancada dentro de um carro, geralmente fechado. O esquecimento nunca é proposital, mas é via de regra mortal para as crianças.

Com criança no carro, olhe para o banco de trás quando descer do veículo

Para evitar tais tragédias, a National Higway Traffic Safety Administration, faz campanhas de alerta e esclarecimento e adverte que é importante entender que as crianças são mais vulneráveis à insolação veicular do que os adultos, independentemente de você ser pai, mãe, cuidador ou espectador. Uma destas campanhas de alerta é a ‘, Where’s baby? – Look before you lock?’ – ‘Onde está o bebê – Olhe antes de trancar (o carro)’, em uma tradução livre.

A temperatura corporal de uma criança aumenta de três a cinco vezes mais rápido do que a de um adulto. Quando uma criança é deixada trancada em um veículo no verão, a temperatura dessa criança pode aumentar de maneira rápida e mortal.

A insolação veicular começa quando a temperatura corporal atinge cerca de 104 graus. Uma temperatura corporal de cerca de 107 graus é letal.

Desde 1998 mais de 900 crianças morreram nos Estados Unidos de insolação veicular, depois que foram deixadas ou esquecidas no interior de carros no verão, mortes que poderiam ter sido evitadas, caso fossem observadas regras básicas de proteção contra a insolação veicular.

Em 2021, 23 crianças morreram de insolação veicular nos Estados Unidos e nos anos de 2019 e 2019, houve um recorde com 53 óbitos infantis em cada um dos anos.

Dicas e alertas para prevenir mortes de crianças trancadas em carros no verão
Nunca deixe uma criança sozinha em um veículo – mesmo que as janelas estejam parcialmente abertas ou o motor esteja funcionando e o ar-condicionado esteja ligado;
– Crie o hábito de olhar no veículo – frente e atrás – antes de trancar a porta e ir embora
Coloque uma bolsa ou pasta no banco de trás para garantir que seu filho não seja deixado acidentalmente no veículo;
Escreva uma nota ou coloque um bicho de pelúcia no banco do passageiro para lembrá-lo de que uma criança está no veículo;
Ensine as crianças que um veículo não é uma área de lazer e guarde as chaves fora do alcance delas;
– Se você ver uma criança sozinha em um carro trancado, ligue imediatamente para o 911;
– Uma criança em perigo devido ao calor deve ser removida do veículo o mais rápido possível e rapidamente resfriada.

Em apenas 10 minutos, a temperatura dentro de um veículo pode atingir níveis mortais. Se você tem uma criança crie o hábito de olhar no banco de trás toda vez que sair do carro.

Lembre-se: jamais deixe uma criança trancada dentro de um carro nem por ‘um minuto’.

Jehozadak Pereira

By Jehozadak Pereira

Jehozadak Pereira, é jornalista profissional especializado em jornalismo comunitário e produção de conteúdo informativo e de utilidade pública. É ganhador de inúmeros prêmios e reconhecimentos pela qualidade do seu trabalho comunitário e voluntário. É o editor-chefe e principal articulista do A Notícia USA.

Leave a Reply

Your email address will not be published.