Mesmo morando nos Estados Unidos, muitas pessoas se preocupam em manter seus documentos brasileiros em dia, ou ainda sacar o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço – para quem tem direito, regularização do Cadastro de Pessoa Física (CPF), que pode ter sido cancelado por inatividade ou regularizar e obter certidão eleitoral. Tais serviços podem ser feitos diretamente, e não precisam ser solicitados nos Consulados-Gerais do Brasil no Exterior. Todos os serviços são gratuitos e podem ser feitos online diretamente pelos interessados.

Cadastro de Pessoa Física (CPF)
A inscrição, alteração, regularização ou cancelamento do CPF pode ser obtida online diretamente no site da Receita Federal, clicando aqui.

Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS)
Para saque do FGTS e todas as modalidade previstas em lei, podem ser feitas por aplicativo específico, cuja explicação por ser acessada clicando aqui.

Como sacar o FGTS no exterior
A Caixa facilita a liberação do saldo de sua conta no FGTS no exterior, permitindo o saque sem que seja preciso o seu retorno ao país. Para isso, deve atender a pelo menos uma das seguintes condições: Contrato de trabalho rescindido pelo empregador, sem justa causa.

Título de eleitor e serviços eleitorais
Todos os serviços prestados a eleitores que moram no exterior, incluindo alistamento eleitoral e transferência de título, devem ser solicitados diretamente pelo site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), clicando aqui.

Para obter a certidão de quitação eleitoral, clique aqui.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *