Ursos urbanos são presença constante em muitas cidades

Quem mora em Massachusetts tem pelo menos uma história para contar acerca de animais selvagens nas zonas urbanas. O surgimento de animais selvagens em áreas urbanas e residenciais deve-se a diversos fatores e tem de tudo. Ursos, coiotes, veados, racoons entre tantos outros animais são comuns no cotidiano de muitas cidades.

Por exemplo, nos anos 1970 a população de ursos pretos em Massachusetts era estimada em 100 animais. Hoje, as estatísticas indicam que são cerca de 5 mil ursos e a população aumenta a cada ano, principalmente na região Leste do Estado.

Grande parte da população de ursos pretos no Estado pode ser registrada no extremo Leste das rodovias 495 e 93. Animais selvagens como ursos e coiotes estão cada vez mais presentes nas áreas urbanas principalmente pela facilidade com que encontram comida, geralmente no lixo residencial e nos comedouros de pássaros, além de invadir galpões, garagens e até entrar em residências. Com isto, o encontro com humanos torna-se mais perigoso ainda e as chances de um ataque é altamente provável. 

O Departamento de Polícia de Woburn, Massachusetts, alertou nesta semana, a população da cidade para a presença de coiotes na zona urbana da cidade. “Temos recebido relatos da presença de coiotes na área. Nunca se aproxime desses animais e não os alimente. Se for atacado por um coiote, você deve gritar, balançar os braços ou jogar algo para assustá-lo. Não se vire e fuja, pois isso pode encorajar o animal a persegui-lo. Os ataques a pessoas são muito raros, e os pequenos animais são o alvo. Lembre-se de manter seus animais de estimação sob supervisão o tempo todo. Os coiotes podem aparecer a qualquer hora do dia ou da noite. Vários fatores incentivam os coiotes a interagir com os humanos, incluindo: comida para os animais e a presença de recipientes de lixo abertos. Os coiotes são animais selvagens. Eles são inteligentes, rápidos e atacarão o que puderem. Gatos e cachorros devem ser mantidos dentro de casa o tempo todo sob supervisão direta. Se você ver um coiote, ligue para o departamento de polícia no telefone 781.933-1212 ramal 0”.

Precauções
– Ao avistar um animal selvagem no seu quintal ou em área urbana, mantenha uma distância segura
– Uma fêmea com filhotes pode ser extremamente agressiva e violenta
– Não tente interagir e nem os alimente em possibilidade alguma
– Preste atenção em barulhos e ruídos vindos do seu quintal. Se tiver dúvidas do que for não saia
– Não deixe portas e janelas abertas
– Tenha ao seu alcance um repelente de ursos e outros animais
– Não jogue restos de comida no lixo
– Isole o comedouro de pássaros
– Lembre-se que por mais urbano que seja, ursos e coiotes são animais selvagens
– Se tiver colmeias, galinhas, ou qualquer outro animal, considere instalar uma cerca elétrica
– Ligue para o 911

Jehozadak Pereira

By Jehozadak Pereira

Jehozadak Pereira, é jornalista profissional especializado em jornalismo comunitário e produção de conteúdo informativo e de utilidade pública. É ganhador de inúmeros prêmios e reconhecimentos pela qualidade do seu trabalho comunitário e voluntário.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *