Poster da divulgação do evento

Na sua 10ª edição, a X Conferência de Literatura em Língua Portuguesa em Boston que terá o tema ‘Em que português nos entendemos? Lusofonia na literatura e as suas derivas da escrita‘, é organizado pela Coordenação do Ensino de Português nos Estados Unidos e pelo Centro de Língua Camões na UMass Boston, em parceria com o Consulado-Geral do Brasil em Boston e com o Consulado-Geral de Cabo Verde nos Estados Unidos, com apoio do Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., da Fundação Luso Americana para o Desenvolvimento (FLAD) e do Latin American & Iberian Studies Department da UMass Boston.

Os escritores participantes da edição deste ano são a portuguesa Lídia Jorge; o brasileiro João Almino (foto da capa) e Augusta Teixeira de Cabo Verde. A parte musical fiavraá por conta de Inês Andrade – piano e Catarina Ferreira – violoncelo.

A partir do conceito lusófono, é proposto uma reflexão sobre o papel da língua e das literaturas no processo de construção de identidade no mundo. Neste sentido, debater a herança literária que se revela no contexto de um pós-colonialismo e a que se oculta na excepcionalidade do colonialismo português e do tronco luso-tropicalista, situando o discurso no plano da língua e cultura de expressão portuguesa e as suas respectivas ambivalências. 

A sugestão é que o encontro proporcione a construção de um caminho de análise, pensando no peso que tais especificidades trazem para a herança histórica e cultural de um povo, uma vez que a língua do antigo centro imperial aviva a memória de relações de poder assimétricas, bem como de mecanismos de repressão identitária efetivados, em grande parte, pela ameaça de um sistema linguístico alheio aos povos subjugados.

Prestação de serviço
X Conferência de Literatura em Língua Portuguesa em Boston
Sexta-feira, 22 de outubro – 10 AM de Boston

O evento estará disponível na plataforma Zoom, podendo ser acessado clicando aqui – meeting ID: 781 270 6426, e também ao vivo na página do Facebook do Consulado-Geral do Brasil em Boston, clicando aqui.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *