Durante esses anos atendendo pacientes já ouvi muitos me dizerem: “depois que faço uma dieta restritiva sonho em comer uma caixa de chocolate inteira sozinha”. Se essas dietas restritivas da moda realmente fossem a promoção da saúde, como sonhar em consumir uma caixa inteira de chocolate é um comportamento saudável?

⁠Não é não e nunca será.

⁠As dietas restritivas não são apenas prejudiciais à saúde, elas criam obsessão aos alimentos. ⁠

⁠Já percebeu como você começa a ficar obcecado com os alimentos proibidos quando está de dieta restritiva? Não é por que você não tem força de vontade, é porque a restrição aumenta o desejo e a resposta de recompensa especialmente por alimentos com alto teor de gordura + açúcar. Então agora você se sente mais atração por aqueles alimentos que não quer comer e acaba comendo em quantidades maiores quando finalmente ‘quebra’ a tal dieta restritiva.

⁠Quando alguém faz educação nutricional se dá a verdadeira permissão para comer (com consciência da resposta do seu corpo, ‘vai perder menos peso ou mais devagar’), e esses alimentos não são mais tão excitantes porque você sabe que sempre pode apreciá-los. Logo, não há urgência em ‘comer tudo enquanto pode, porque ele faz parte da sua dieta’.

⁠Sempre tenho chocolate em casa e quando quero adiciono na minha dieta.

⁠Não é porque sou disciplinada. É por que não há pressa em terminar tudo. Posso ter amanhã, no dia seguinte e no próximo. Não é um alimento proibido. E eu não quero comer muito porque meu CORPO NÃO SE SENTE bem. 

Ana Paula Ornelas

By Ana Paula Ornelas

Ana Paula Ornelas é nutricionista e dirige o APO Nutrition and Health Center, que é afiliada a American Dietetic Association. Contato: 978.538-1313. Instagram: @aponutritionhealth *Este texto não reflete, necessariamente, a opinião de A Notícia USA

Leave a Reply

Your email address will not be published.