Atividade sensorial para todas as idades

Vamos falar hoje sobre as bolhas de sabão nessa lista prática e rápida dos seus benefícios. Dá só uma olhada e compartilhe com aqueles que você ama!

1. Contato visual
Espere sua criança olhar para você para soprar as bolhas de sabão, assim lhes ensinando que contato visual também faz parte da comunicação.
2. Segmentos de comando
Encoraje a sua criança a esperar, contando até 3 antes de assoprar ou aguardando para que você abra o potinho de bolhas de sabão.
3. Imitação
Estimule sua criança a imitar gestos e palavras simples, como por exemplo: indicar com o dedo “um, dois, três” ou sinalizar “abre” e “mais” com as mãos, dizer “abre”, “mais”, “já”, “de novo” etc.
4. Comunicação
Aguarde a sua criança solicitar ou indicar por “mais” antes de soprar as bolhas de sabão.
5. Troca de turno
Ensine a sua criança a esperar fazendo trocas de turno com ela: “vez da mamãe/papai “X” vez da ______ (nome da criança).
6. Coordenação motora oral
Estimule a sua criança a soprar as bolhas de sabão, assim desenvolvendo os músculos lábiais e controle de sugar líquidos X soprar as bolhas de sabão.
7. Coordenação motora fina, visomotora, bilateral e planejamento motor
Incentive sua criança a colocar o soprador de bolhas de sabão dentro do potinho e retirá-lo, assim como usar o indicador para estourar as bolhinhas de sabão, estimulando assim a Coordenação Motora Fina, Visomotora, Coordenação Bilateral e Planejamento Motor.
8. Coordenação motora grossa
Estimule sua criança a correr, pular, dançar e agachar para pegar as bolhas de sabão.
9. Regulação emocional
A atividade de bolhas de sabão ajudam as crianças a desenvolver a habilidade de respiração profunda sempre que lhes incentivamos a coletar o ar nos pulmões para soprar as bolhas de sabão, assim também praticando técnicas de regulação emocional.
10. Mapas sensoriais
A atividade de bolhas de sabão nos permite formar vários mapas sensoriais, como praxia, visão, audição, tato, olfato, sistema vestibular, sistema proprioceptivo, regulação de órgãos internos e emoções.

Compartilhe com outras mães e pais, faça o dia mais alegre para a criançada e nos siga no @amor.emcrescimento para mais dicas.

Texto desenvolvido por Marcela Vitor e Michele Junqueira

Michele Lisita Junqueira

By Michele Lisita Junqueira

Michele Lisita Junqueira é Terapeuta Ocupacional, Especializada em Processamento Sensorial; Especializada em Desenvolvimento Infantil; Coordenadora do Programa de Consultoria Regional da Região do Metrowest em Massachusetts; Instrutora de Thetaheling; Terapeuta Multidimensional; Mestre Arcturiana e Terapeuta de Ambiente

Leave a Reply

Your email address will not be published.