O Programa de Intervenção Precoce – Early Intervention – atende crianças e suas famílias, avalia e atende bebês e crianças que apresentam atraso no desenvolvimento, com deficiência ou em algum risco devido ao nascimento prematuro, problemas neonatais ou preocupações ambientais. O Programa de Intervenção Precoce oferece serviços centrados na família para facilitar o desenvolvimento das crianças que cumprem os requisitos. O Programa ajuda crianças que precisam adquirir as habilidades para continuar crescendo e ter uma vida saudável.

O que é o Programa de Intervenção Precoce e como ele funciona?
O Programa de Intervenção Precoce atende crianças de zero a três anos de idade que apresentam algum atraso no desenvolvimento, alguma deficiência, algum risco de desenvolvimento devido ao nascimento prematuro, algum problema neonatal ou devido alguma preocupação ambiental. Esse programa está disponível em todo o país e é distribuído por territórios para todas as crianças de zero a três anos com atrasos de desenvolvimento independente do status imigratório da criança ou de seus pais. O Programa de Intervenção Precoce oferece uma variedade de serviços, incluindo: Terapia Ocupacional, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Musico Terapia, Assistência Social, Psicologia e Especializações em Desenvolvimento Infantil. Esses serviços são centrados na família, focando potencializar o desenvolvimento das crianças que precisam e se qualificam para estes serviços. O Programa tem um impacto significativo na capacidade de uma criança de aprender novas habilidades e superar desafios, assim aumentando o sucesso vida escolar e cotidiana.

Qual é a abordagem do Programa de Intervenção Precoce?
O Programa interage com a família numa abordagem centrada que permite que os pais desempenhem um papel ativo no tratamento de suas crianças. Assim, o Programa tem por objetivo ajudar os pais a reconhecer e entender as necessidades especiais e atrasos no desenvolvimento da sua criança. Como consequência, o Programa de Intervenção Precoce e as especializações de cada terapia sugere e recomenda variadas maneiras de ajudar a criança a crescer e se desenvover.
O Programa oferece uma ampla avaliação e um tratamento adequado para proporcionar a aquisição de habilidades ao máximo potencial e facilitar o crescimento acelerado em todas as áreas de desenvolvimento. Essas áreas de desenvolvimento incluem: o desenvolvimento cognitivo, motor, social, de comunicação e em atividades de vida diária. Os serviços são prestados tanto na casa da criança, visando a implementação das terapias nas atividades de vida diária, quanto no centro, visando equipamentos e grupos específicos para o desenvolvimento da criança. Caso haja alguma preocupação em relação ao desenvolvimento da sua criança, a indicação para o programa pode ser feito pela própria família, por médicos (obstetras, pediatras, neurologistas, enfermeiras, hospitais, etc), por prestadores de cuidados de saúde, pelos planos de saúde e/ou agências da comunidade. Uma vez que essa indicação é feita, o Programa de Intervenção Precoce agenda uma entrevista para pegar os dados e histórico da criança, assim como uma avaliação para determinar se a criança qualifica para o programa e as devidas terapias que essa criança se beneficiará. Os serviços do Programa de Intervenção Precoce são pagos pelos planos de saúde e pelo Departamento de Saúde Pública (DPH) sem nenhum custo financeiro para as famílias. Esses serviços são de direito das famílias e das crianças, visando uma autonomia e independência futura com garantia de sucesso na vida dessas crianças.

Quais são os requerimentos para que qualificam as crianças para o Programa de Intervenção Precoce?
As crianças se qualificam para o programa, desde que:
– Tenham de 0-3 anos de idade.
– Apresentem atrasos em pelo menos uma das seguintes áreas de desenvolvimento motor, cognitiva, comunicação, socialização, e/ou atividades de vida diária como a alimentação.
– Tenham algum diagnóstico.
– Nasceram prematuras.
– Precisem de assistência social.

Michele Lisita Junqueira

By Michele Lisita Junqueira

Michele Lisita Junqueira é Terapeuta Ocupacional, Especializada em Processamento Sensorial; Especializada em Desenvolvimento Infantil; Coordenadora do Programa de Consultoria Regional da Região do Metrowest em Massachusetts; Instrutora de Thetaheling; Terapeuta Multidimensional; Mestre Arcturiana e Terapeuta de Ambiente

3 thoughts on “Programa de Intervenção Precoce”
  1. Que maravilha! Esse serviço da Michelle é incrível!!! Inspirador e transformador. Que mts pessoas, possam ser alcançada, através desse e de vários artigos, que com ctz virão.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *