Massachusetts é sem dúvida alguma um dos maiores polos da cultura brasileira nos Estados Unidos, pela imensa quantidade de talentos artísticos e um dos destaques é a arte cênica. Pioneira na produção, criação, direção e atuação teatral, Edel Holz tem sido incansável em todos estes quesitos a apresenta mais uma produção teatral com a participação de um grande elenco. ‘Ali… Onde Judas perder as Botas’, que terá apresentação única no domingo, 27 de março. Confira a seguir o depoimento de Edel, sobre sua nova produção que marca a despedida do ator Walter Américo, que está de partida para a Itália. 

“Meu nome é Edelweiss. Sou mineira de Passos, sudoeste de Minas Gerais. Sou atrevida, faceira e mineira… até debaixo d’água! Escrevi uma declaração de amor para as minhas Minas: ‘Ali… Onde Judas perdeu as Botas!, é uma peça teatral escrita para o universo infantil, que homenageia as Gerais através da culinária: pão de queijo, goiabada, pamonha e feijão tropeiro são iguarias mineiras que dão água na boca e aqui, nesta peça, viraram nomes de personagens.

Na primeira versão do texto, os personagens viravam quitutes com a varinha mágica do vilão Cão da Gaita. Mostrei pro meu amigo Luis Salem e ele me instruiu a escrever um espetáculo menos maniqueísta, ou seja, sem o bem vencendo o mal, mas com personagens mais reais, que têm seus medos e suas limitações. Nessa altura, eu havia escrito meu monólogo ‘A Flor Cômica’, onde adotei definitivamente a poesia como uma forma lúdica para todos os meus textos infantis. A rima dá ritmo à cena e enriquece a encenação. Em 2005, estreamos ‘Ali…’ no Actor‘s Workshop em Boston, com a banda de forró ‘Trio Cabra da Peste’ e um elenco de jovens principiantes, resultado de um workshop teatral em Cape Cod. A Branca, que era dona de uma loja brasileira famosa no Cape, custeou as idas e vindas do grupo e o resultado foi sucesso na certa!

Phydias Barbosa, foi meu assistente na direção, seu filho Frederico (ainda uma criança) operou a luz e eu peguei Phydias emocionado quando os gatos cantavam ‘Beijinho Doce’. Ele me disse:- “Me lembro da minha mãe!” ‘Ali’ foi um celeiro de talentos: Leandro Oliveira fez muitos espetáculos comigo e sempre foi um grande ator. Arieli Portela hoje apresenta um programa de auto ajuda na TV lá no Brasil, Sharianne Hiller é uma grande influencer de moda, Hatem Hallabi e Veridiana Balhe não atuaram mais, Adriano Carlos dirigiu alguns filmes independentes e Carol Aquino se formou em cinema e hoje trabalha em Hollywood como assistente de produção de cinema e comerciais de TV.

Após 18 anos, senti a necessidade de revisitar este texto lindo e poético, uma fábula de cães e gatos para falar de amor, amizade e vocação profissional para crianças.

Após 32 anos vivendo nos EUA, Valter Américo vai morar na Itália. Fotos: divulgação

Nosso querido ator Valter Américo está indo navegar em outros mares. Vai morar na Itália, depois de 32 anos de América. E foi pra ele, que vive o gato repentista Pão de Queijo, que montei este espetáculo. O elenco está afiado e demonstra prazer em ensaiar esta minha mineirice. Laís Ribeiro faz uma Pamonha Graciosa, ciumenta e interiorana, enquanto Paula Louro interpreta Goiabada a gata da cidade, manhosa cheia de desejos de liberdade. Juninho Texano, nosso locutor de rodeios, dá vida ao locutor de rádio que lidera o concurso musical que dá ao Pão de Queijo o prêmio que sempre foi do Cão da Gaita (Sheylla Kennedy). Acontece que Cão da Gaita nunca cantou nem em chuveiro e se não fosse por sua ajudante Cadela (Juliane Farias) ele nunca estaria em primeiro lugar.

Nós, do Teatro Brasileiro de Boston, convidamos você para assistir este delicioso e imperdível espetáculo bem mineiro, com gosto de rapadura, festa junina e quero mais”.

Prestação de serviço
‘Ali… Onde Judas perder as Botas’
Uma peça teatral infantil de Edel Holz
Domingo, 27 de março – 5 PM
Arts at the Armory
191 Highland Ave
Somerville, MA
Os ingressos são US$ 10 antecipados e US$ 15 na bilheteria
Reservas pelo telefone 617.229-8403

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *