O dia foi tenso para quem usa as redes sociais, em especial o Facebook, o Instagram, WhatsApp e o Messenger. Tudo por causa de uma pane ainda não detectada, ou não revelada que provocou um apagão mundial a partir do meio dia desta segunda-feira, 4. O apagão das redes sociais durou cerca de seis horas.

Ninguém conseguia fazer nenhuma postagem, enviar ou receber mensagem no WhatsApp, comentar ou curtir posts. As ações do Facebook caíram cerca de 5% na Bolsa de Valores de New York, com uma perda estimada em US$ 6 bilhões. A plataforma publicou um curto comunicado admitindo problemas, contudo sem entrar em maiores detalhes. Empresas de todos os setores que têm negócios baseados nestas plataformas tiveram prejuízos incalculáveis.

Uma das causas da pane, pode ter acontecido supostamente por uma falha no Domain Name System (DNS), cuja função é relacionar o endereço de um site ou aplicativo com o seu endereço real que é um número de IP, nos bancos de dados da internet. 

Por exemplo, quando alguém digita o A Notícia USA, os servidores DNS leem o endereço e o transformam para o IP que corresponde ao A Notícia USA e permitem o acesso. Quando acontece uma falha num destes servidores, o IP que é um endereço fica fora do ar. 

O engenheiro de software e co-publisher do A Notícia USA Eduardo Ribeiro tem uma explicação para o que pode ter acontecido e usa uma fórmula matemática para ilustrar sua opinião. “A infraestrutura de networking e server room do Facebook é a maior do mundo e a mais complexa. Tem um “esquema de armazenamento de dados” que se chama RAID – “Redundant Array of Independant Disks”, que usa uma disciplina de “data prediction” da matemática para armazenar dados. Se hard drives falham, o RAID avisa o técnico e o disco é trocado sem perder dados, mas essa tecnologia só consegue fazer precisão de 1/4 da quantidade total de discos e se acontece um problema com 2/4 aí não existe dados o suficiente para calcular previsão matemática. Tipo: 2 x A = 4, ou seja, sabe-se que o que A é porque prevê. Agora B x A = 4. B pode ser (0 ou 2 ou 4), assim a previsão cai abaixo do que B pode ser e se torna indefinido para B ser usado em outras partes de um programa”, diz Eduardo.

No começo da noite, o serviço do Facebook, Instagram e WhatsApp foram sendo restabelecido aos poucos, mas em muitas partes do mundo ainda há instabilidade.

Jehozadak Pereira

By Jehozadak Pereira

Jehozadak Pereira, é jornalista profissional especializado em jornalismo comunitário e produção de conteúdo informativo e de utilidade pública. É ganhador de inúmeros prêmios e reconhecimentos pela qualidade do seu trabalho comunitário e voluntário. É o editor-chefe e principal articulista do A Notícia USA.

One thought on “Facebook, Instagram e WhatsApp sofrem um apagão e ficam fora do ar por horas”

Leave a Reply

Your email address will not be published.