Clique Play para ouvir o Podcast.



O que exatamente é um sistema operacional?

Hoje ouvimos e vemos pessoas falando sobre iOS, MacOS, sistema operacional Android, Windows, Linux e muitos outros.

Um sistema operacional é um conjunto de softwares em seu computador, telefone, tablet, que se comunica diretamente com seu hardware. O Sistema Operacional é o primeiro software que precisa ser instalado em seu computador, portanto, ele define a versão dos programas compatíveis que serão usados em seu computador.

O sistema operacional mais conhecido e usado é o Windows da Microsoft. Eles controlam a maior parte do mercado de sistemas operacionais para computadores domésticos atualmente, mas o Android e o iOS estão controlando a maior parte do mercado de comunicação do que qualquer sistema operacional baseado em desktop. O sistema operacional móvel está controlando a maior parte do tráfego na Internet.

Mainframe Computer

Na década de 1950, o sistema operacional ainda não estava definido, e os computadores chamados “mainframes” eram usado para processar grandes cálculos. Esses cálculos precisam ser pré-programados nos mainframes com os dados necessários para o processamento, para que os resultados possam ser entregues principalmente na forma de papel impresso.

Os mainframes exigiam que o programa fosse (não instalado), mas processado primeiro e seguido pelos dados a serem processados para que os resultados pudessem ser gerados.

Havia a necessidade de um pequeno a grande grupo de pessoas, dependendo das tarefas em mãos, para observar e supervisionar a precisão dos resultados.

Foi muito trabalhoso gerar resultados, e esses “trabalhos” só podiam ser feitos um a um, sem multitarefa! Hoje as coisas são muito diferentes e podemos ter múltiplas funções executadas simultaneamente em nossos computadores domésticos, pacotes de softwares são instalados e discos rígidos mantêm dados e arquivos muito fáceis para um acesso rápido.

Nada em nossa existência como humanos teve tantos avanços do que o poder de computação e a tecnologia de comunicação.

Eduardo Ribeiro

By Eduardo Ribeiro

Eduardo Ribeiro é um experiente profissional em Engenharia de Software com atuação na Indústria de Registros Médicos Eletrônicos. É empresário no ramo da computação gráfica e de soluções globais em softwares. Eduardo é especialista em desenvolvimento de softwares e suas aplicações, banco de dados – cliente/servidor. As especialidades de Eduardo são as seguintes: certificação em programação Visual C ++; certificação em JavaScript, desenvolvedor de videogames multiplataforma; Arquitetura de Software Model View Controller (MVC); Análise e design de algoritmos; Inteligência Artificial para videogames; Fundamentos de Desenvolvimento de Mecanismos de Jogos; Arquitetura de Mecanismos de Jogos 3D; Scripting e ferramentas de Mecanismos de Jogos; Teste e depuração de Software de Jogos; Análise e Design de Requisitos de Software; Estruturas de dados; Engenharia de software’ Desenvolvimento de produtos em equipe entre outros.

Leave a Reply

Your email address will not be published.