Tecnologia da Informação é a disciplina na área de redes de computadores que associa o armazenamento, estudo, recuperação, transmissão e manipulação de dados/informações.

T.I. também realiza operações e manutenções para manter as redes de computadores, como LAN (Local Area Network), MAN (Metropolitan Area Network), WAN (Wide Area Network), em boas condições de funcionamento, incluindo segurança de dados, principalmente dados privados do paciente no caso do senhor Moreira.

Governador Valadares

T.I. assume outras responsabilidades importantes dependendo da indústria; eles constroem, reparam, modificam sistemas de computador, sistemas de servidor, administram empresas.

Licenças de software, instalação e manutenção de software, desenvolver e manter firewalls, esquemas de proteção antivírus e administração de usuários em redes públicas e corporativas privadas.

O senhor Marcos Antonio Moreira (foto da capa) é um TI de sucesso. Gerente da Unimed, na cidade de Governador Valadares, Minas Gerais, Brasil.

A Unimed é uma grande operadora de seguro saúde privado e líder no setor privado, com 111 hospitais e milhares de centros de serviços em todo o Brasil, cobrindo 83% do território nacional. Trezentos e sessenta cooperativas são controladas por mais de 112.000 médicos.

Hospital Unimed GV

A Unimed inaugurou em Governador Valadares um hospital inédito com capacidade para 136 leitos, funcionando com uma força de trabalho de 450 profissionais.

O senhor Moreira estava fazendo uma visão geral das operações de construção e implementação de sistemas de rede durante a construção.

Além do gerente de TI da Unimed, o senhor Moreira também é MVP Delphi embarcadero.

Conte-nos um pouco sobre sua história
Minha história na Unimed começou em junho de 1996, ou seja, há 21 anos. Toda minha carreira foi construída dentro desta empresa na qual passei por diversos setores até chegar no setor de tecnologia, onde tive os cargos de analista de suporte, desenvolvimento, coordenador, consultor de TI até chegar como Gerente de TI, sendo responsável por toda tecnologia Unimed Complexo Governador Valadares que inclui a operadora de planos de saúde, Casa de Promoção da Saúde e Hospital Unimed. Antes de me formar em Analista de Sistemas, já trabalhava na Unimed assumindo o cargo de Consultor de TI. Sinto-me muito feliz por crescer junto com a empresa e tenho orgulho de ter participado e estar na vanguarda de todos os projetos de tecnologia da empresa.

Quais foram seus desafios e que conselho você daria aos profissionais que caminham nessa direção?
Foram vários desafios ao longo do tempo que foram superados como exemplo, no ano de 2009, que não falamos em virtualização onde desenhamos um projeto de virtualização de todos os servidores de TI da operadora em que ganhamos um prêmio por inovação tecnológica em no próximo ano. Tivemos um grande desafio também na migração do sistema de gestão da operadora bem como nas integrações com os demais sistemas. Meu conselho para os profissionais que estão começando é sempre trabalhar em equipe, ouvir muito, estudar, planejar e trabalhar com foco e objetivos.

Mencione também o seu tempo como professor
Em 2009, recebi o convite para fazer parte do corpo docente da Universidade Vale do Rio Doce nos cursos de Sistemas de Informação e Ciência da Computação. Foi uma experiência fantástica que durante nove anos pude vivenciar como professora em diversas disciplinas da área de informática e oportunidade única de compartilhar conhecimentos com alunos e colegas professores. Na verdade, a experiência como professora universitária, me proporcionou uma busca a cada dia, mais informações para que eu pudesse estar preparada para levar aos meus alunos conteúdos atualizados e estar sempre atenta e na vanguarda tecnológica.

Mencione como você se conectou com o Delphi, e como virou píer MVP
Opa, essa história foi muito engraçada e até empolgante. No ano de 2012, recebi um e-mail de um amigo e MVP Kelver, convidando-os a participar do programa que estava sendo iniciado. Confesso que no momento visualizei os nomes dos profissionais que foram copiados no e-mail, profissionais que sempre tiveram uma admiração pelo trabalho desenvolvido na comunidade Delphi. Por cerca de cinco minutos, senti uma mistura de felicidade e medo. Até hoje, faço parte e tenho muito orgulho de participar deste seleto grupo de profissionais MVP da Embarcadero.

Quais são seus planos para o futuro e como você está se preparando?
Na verdade, os últimos três anos foram de muito trabalho desde que iniciamos a construção do hospital Unimed que foi inaugurado no mês passado e este foi certamente um grande marco na minha vida porque tive que aprender algumas disciplinas de áreas que não aprendi sei e isso acrescentou muito na minha carreira profissional.

Qualquer conselho ou orientação aos nossos leitores sobre como conseguir emprego na Unimed e último conselho?
A Unimed Governador Valadares é uma excelente empresa para se trabalhar. Nos últimos meses, contratamos cinco profissionais para fazerem parte de nossa Equipe de profissionais de TI, que atualmente se dividem em operadora e hospital da Unimed. Caso tenha interesse em fazer parte do nosso pool de talentos e participar de algum processo seletivo, envie seu currículo para marcos.moreira@unimedgv.coop.br. Meu conselho final é que você faça algo que lhe dê paixão e motivação para trabalhar, porque certamente seus benefícios serão sempre melhores. Aproveite a propagação de suas boas sementes, pois no final você colherá excelentes frutos.

Imagens: Eduardo Ribeiro e Marcos A. Moreira

Information and images source, clique aqui.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *