Olá amigos seguidores e ouvintes do A Notícia USA.

Eu sou o Eduardo Ribeiro, Engenheiro de software e co-publisher do A Notícia USA.

Nesse podcast vamos conversar sobre o que aconteceu na segunda-feira, 4, com a maior rede social do mundo, o Facebook, entre o meio dia até as 4:30 PM, a maior rede social do mundo teve uma parada em seus serviços, incluindo suas acompanhantes o WhatsApp e o Instagram.

Ainda está indefinido o que realmente aconteceu, e o Facebook não deu explicação concreta nenhuma. Há várias hipóteses, uma delas sendo problemas em Domain Name Servers, ou DNS.

O que é DNS e sua finalidade? O Sistema de Nomes de Domínio (DNS) é uma parte importante da Internet, fornecendo uma maneira de mapear nomes (um site que você está procurando) para números (o endereço do site). O DNS mapeia nomes de domínio com endereços IP, permitindo que humanos usem nomes de domínio memoráveis, enquanto computadores na Internet podem usar endereços IP.

Como funciona o processo DNS?

Etapa 1: Solicitação de informações do site;

Etapa 2: Entra em contato com os servidores DNS recursivos;

Etapa 3: Consultar os servidores DNS autorizados;

Etapa 4: Acessar o registro DNS;

Etapa 5: Etapa final do DNS.

Servidor DNS autorizado.

Servidor de nomes recursivo.

Se um DNS falhar em direcionar um pedido de usuário para acessar as páginas de um website, acontece o erro de página não encontrada.

Se um hacker consegue explorar vulnerabilidades de um DNS e consegue acesso a esse DNS, o hacker pode direcionar os pedidos a acesso a web pages para outro web server onde o usuário é observado com a intenção e técnicas para conseguir acesso a informações pessoais como nome de usuário e password.

A mensagem deixada no website do Facebook quando tentávamos acessar foi uma mensagem personalizada e não definida com a explicação do erro corrente.

Geralmente um webserver fornece uma mensagem técnica com um código que ajuda um administrador a encontrar o problema através de diagnósticos. O problema ainda está sem resposta, mas umas das possibilidades pode ter sido erros em servidores DNS.

Uma coisa muito importante para aprender com esse acontecimento:

Não confie todas as atividades de sua companhia em rede sociais, pois você não é o dono da rede social, você apenas tem uma permissão de uso em uma conta dessa rede social. Por exemplo, um grupo no Facebook mais conhecido como bazar que tenham 50.000 seguidores, são realmente usuários do Facebook e não seus seguidoresum grupo no Facebook mais conhecido como bazar que tenham 50.000 seguidores, são realmente usuários do Facebook e não seus seguidores, a recomendação nossa é para criar realmente sua própria plataforma onde esses 50,000 seguidores “seguem você” e não o Facebook.

Você pode fazer isso com um website, a configuração de um blog pode dar as mesmas permissões de uso para seus seguidores, você pode configurar chat rooms para seus seguidores se comunicarem etc…

Uma conta em uma rede social é apenas uma permissão que você tem de uso, e nos exemplo dos 50,000 seguidores são seu trabalho de conseguir esses seguidores porque você entende ou tem algo a oferecer que seja de interesse para eles, mas você está realmente conseguindo seguidores para a rede social e não para você.

Crie sua própria verdadeira plataforma antes que seja tarde demais.

Eduardo Ribeiro

By Eduardo Ribeiro

Eduardo Ribeiro é um experiente profissional em Engenharia de Software com atuação na Indústria de Registros Médicos Eletrônicos. É empresário no ramo da computação gráfica e de soluções globais em softwares. Eduardo é especialista em desenvolvimento de softwares e suas aplicações, banco de dados – cliente/servidor. As especialidades de Eduardo são as seguintes: certificação em programação Visual C ++; certificação em JavaScript, desenvolvedor de videogames multiplataforma; Arquitetura de Software Model View Controller (MVC); Análise e design de algoritmos; Inteligência Artificial para videogames; Fundamentos de Desenvolvimento de Mecanismos de Jogos; Arquitetura de Mecanismos de Jogos 3D; Scripting e ferramentas de Mecanismos de Jogos; Teste e depuração de Software de Jogos; Análise e Design de Requisitos de Software; Estruturas de dados; Engenharia de software’ Desenvolvimento de produtos em equipe entre outros.

Leave a Reply

Your email address will not be published.