O Itamaraty lançou nesta semana, a cartilha ‘Riscos da imigração ilegal para os Estados Unidos e México’, face ao grande número de brasileiros que cada vez mais se aventuram na perigosa jornada de chegar nos Estados Unidos, via fronteira mexicana.

Milhares de imigrantes, muitas vezes acompanhados das suas famílias pagam milhares de dólares aos atravessadores sem a garantia de que de fato chegarão na América. Os estratagemas dos coiotes são inúmeras e até crianças são alugadas para compor o papel de família. Sem contar que muitos ficam pelo caminho ao perder a vida ou ser impedido de entrar nos Estados Unidos.

A maioria deles, uma vez admitidos nos Estados Unidos não terão documentos e comporão ao lado de outros na mesma situação, os milhões de imigrantes indocumentados, sem perspectiva de que possam conseguir num curto espaço de tempo a tão sonhada legalização.

O certo é que a migração não irá parar nunca, mesmo a despeito de todas as providências que as autoridades americanas tomam, mas é preciso saber dos riscos, o que é apontado na cartilha do Itamaraty, que pode ser acessada clicando aqui.

Jehozadak Pereira

By Jehozadak Pereira

Jehozadak Pereira, é jornalista profissional especializado em jornalismo comunitário e produção de conteúdo informativo e de utilidade pública. É ganhador de inúmeros prêmios e reconhecimentos pela qualidade do seu trabalho comunitário e voluntário. É o editor-chefe e principal articulista do A Notícia USA.

Leave a Reply

Your email address will not be published.